Mitos no desengajamento moral : retóricas da Samarco em um crime corporativo.

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Autor(es): dc.creatorMedeiros, Cintia Rodrigues de Oliveira-
Autor(es): dc.creatorSilveira, Rafael Alcadipani da-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Luciano Batista de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:36:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:36:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-28-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-28-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10274-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1019434-
Descrição: dc.descriptionNesta pesquisa, conduzimos uma análise retórica com o objetivo de explorar os mecanismos de desengajamento moral utilizados pela Samarco no caso do crime ocorrido com a quebra de uma barragem sob sua administração, em novembro de 2015, em Minas Gerais. O corpus de pesquisa submetido à análise retórica constitui-se de publicações contendo declarações da empresa e de seus representantes sobre o caso em questão. Como resultados, mostramos que a Samarco utiliza-se de três mitos na sua retórica: (a) Nós estamos fazendo o que deve ser feito; (b) Nós não colocamos a sociedade e o meio ambiente em risco; e (c) A culpa não é nossa. Esses três mitos são recursos representativos do desengajamento moral (Bandura, 1999) da empresa para cometer um crime corporativo. Nossa análise identificou três mecanismos: deslocamento de culpa; minimização e distorção das consequências; e rotulagem eufemística.-
Descrição: dc.descriptionIn this research, we conducted a rhetorical analysis in order to explore the moral disengagement mechanisms used by Samarco regarding the case of the crime that occurred related to the collapse of a dam under its management in November 2015, in Minas Gerais. The research body under rhetorical analysis consisted of publications containing statements by the company and its representatives concerning the case. As a result, we show that Samarco used three myths in their rhetoric: (a) We are doing what must be done; (b) We do not put society and the environment at risk; and (c) It is not our fault. These three myths are representative resources of moral disengagement (Bandura, 1999) by the company in the perpetration of a corporate crime. Our analysis identified three mechanisms: displacement of guilt, minimization and distortion of the consequences, and euphemistic labeling.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsA Revista de Administração Contemporânea permite cópia e distribuição dos artigos para fins não comerciais. Permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/665>. Acesso: 23 jan. 2017.-
Título: dc.titleMitos no desengajamento moral : retóricas da Samarco em um crime corporativo.-
Título: dc.titleMyths on moral disengagement : rhetoric from Samarco in a corporate crime.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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