A study on the state of knowledge produced relative to technology and education of deaf students in Brazil from 1999 to 2018.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMiranda, Christianne Câmara Lopes Albuquerque-
Autor(es): dc.creatorPaulo, Jacks Richard de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:36:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:36:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17305-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://conjecturas.org/index.php/edicoes/article/view/1745-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://dx.doi.org/10.53660/CONJ-1745-2K03-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1019426-
Descrição: dc.descriptionThis study is the result of a Masters Program research with the objective of presenting knowledge produced by Brazilian science on the education of the Deaf and its relations with the use of technology, as well as the paths, challenges and directions for what has still not been approached. In this sense, the main objective of this research is to reflect on the convergence between technology and the education of Deaf students through the analysis of dissertations and theses defended in the period from 1999 to 2018, available in the CAPES. To that effect, this investigation, predominantly qualitative, sought to collect data and information from the CAPES dissertations and theses database relative to research conducted on the convergence between areas of education of Deaf students and technology. The analysis and reflections made on the data collected revealed several trends, such as intensification of research relative to the investigative theme, based on the passing of the Brazilian Sign Language Act in 2002, the concentration of research projects in the Brazilian Southern and Southeastern regions, predominance of development of qualitative approach research, the arising and the importance of research developed by Deaf researchers.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho é resultado de uma pesquisa de mestrado que teve o objetivo de apresentar o conhecimento produzido pela ciência brasileira sobre educação de Surdos e suas relações com o uso de tecnologias, bem como os caminhos, os desafios e os direcionamentos para o que ainda não foi abordado. Nesse sentido, o objetivo principal desta pesquisa foi refletir sobre a convergência entre tecnologia e educação de Surdos por meio da análise de dissertações e teses defendidas no período de 1999 a 2018, disponibilizadas no portal da CAPES. Para tal, buscou-se nesta investigação de cunho eminentemente qualitativo, dados e informações junto ao banco de teses e dissertações da CAPES sobre as pesquisas realizadas na convergência entre as áreas educação de Surdos e tecnologia. As análises e reflexões realizadas sobre os dados coletados demonstraram várias tendências, tais como a intensificação das pesquisas relacionadas à temática investigativa a partir da criação da Lei de Libras em 2002, a concentração das pesquisas nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, o predomínio do desenvolvimento de pesquisas de abordagem qualitativa, o surgimento e a importância de pesquisas desenvolvidas por pesquisadores Surdos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languageen-
Direitos: dc.rightsrestrito-
Palavras-chave: dc.subjectBrazilian Sign Language-
Título: dc.titleA study on the state of knowledge produced relative to technology and education of deaf students in Brazil from 1999 to 2018.-
Título: dc.titleUm estudo sobre o estado do conhecimento produzido em relação à tecnologia e educação de surdos no Brasil de 1999 a 2018.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.