
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Nunes, Célia Maria Fernandes | - |
| Autor(es): dc.contributor | Araújo, Regina Magna Bonifácio de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Costa, Vânia Aparecida | - |
| Autor(es): dc.creator | Lage, Bruna de Oliveira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:35:57Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:35:57Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-06-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-06-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6535 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1019371 | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
| Descrição: dc.description | As questões que envolvem o ser pedagogo nos remetem a compreender a complexidade de sua atuação analisando, desde a criação do curso de Pedagogia até a definição de suas Diretrizes Curriculares homologadas em 2006. Atrelado a isso está a necessidade de demarcação das funções e atuações desse profissional, uma vez que não existe uma centralidade entorno de sua identidade. Dentre as suas especificidades, pouco tem se analisado sobre o pedagogo que atua na Educação do Campo. Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa que resultou na Dissertação de Mestrado cujo objetivo geral foi identificar e analisar a identidade do pedagogo atuante nas escolas municipais do campo, da 25ª SRE de Ouro Preto, tendo como objetivos específicos mapear quantos e quem são os pedagogos das escolas municipais do campo na Região dos Inconfidentes; identificar e analisar a formação inicial e/ou continuada e atuação profissional deste pedagogo; identificar e analisar as percepções que este tem sobre o contexto da Educação do Campo em sua região. Deste modo, optamos pela abordagem metodológica qualitativa tendo como base André (2011), Minayo e Sanches (1993), e Pimenta (1998). Focalizamos, então, o contexto histórico do curso de Pedagogia e as discussões relacionadas às suas especificidades enquanto campo epistemológico. Nossos principais interlocutores foram Saviani (2004; 2008; 2012), Libâneo (2007; 2012), Brzezinski (2010), Bissoli (2001) e Sheibe (2007). Explicitando sobre a dimensão que envolve o conceito de identidade, Dubar (2005; 2009). Compondo a temática sobre a Educação do Campo, Martins (1981), Arroyo (1999; 2005; 2006; 2007), Caldart (2012), Ribeiro (2008; 2012; 2013) e Molina (2006; 2012), dentre outros. Para a coleta de dados, mapeamos as escolas do campo da Região dos Inconfidentes, aplicamos o questionário de caracterização dos pedagogos que atuam nas escolas do campo e utilizamos a entrevista semiestruturada. A pesquisa permitiu adentrar e conhecer os discursos presentes sobre a Educação do Campo na região e, através das narrativas de dez pedagogos, conhecemos melhor quem eles são, como atuam, o que pensam sobre o trabalho que desenvolvem e o que almejam em relação ao contexto das escolas do campo. Entendemos que não existe uma identidade única para o pedagogo, todos eles conjugam de diversas formas identitárias em construção. | - |
| Descrição: dc.description | The issues surrounding being an educator lead us to understand the complexity of its work analyzing since the creation of the course of Education defining the functions and activities of this professional, since there is no centrality of the identity of this professional. Among its specificity little has been discussed about the teacher engaged in Rural Education. This paper presents the results of research that resulted in dissertation whose main objective was to identify and analyze the identity of the rural educator active in municipal schools in the field of 25th SRE (Regional Department of Education) Ouro Preto, with the specific objectives of mapping how many and who are the educators at municipal schools field in the Region of the Inconfidentes; identify and analyze the initial and or continuing education and professional practice rural educator of working in municipal schools in the countryside of the Inconfidentes; identify and analyze the perceptions that the teacher of the Inconfidentes Region field has on the field of education context in his area. Thus, we chose the qualitative approach based on André (2011), Minayo e Sanchez (1993), and Pimenta (1998). then focus on the historical context of the Course of Education and related discussions their specificities as epistemological field. Our main interlocutors were Saviani (2004; 2008; 2012), Libâneo (2007; 2012), Brzezinski (2010), Bissoli (2001) and Sheibe (2007). Explaining on the scale that involves the concept of identity, Dubar (2005; 2009). Compounding the issue on the rural Education, Martins (1981), Arroyo (1999; 2005; 2006; 2007), Caldart (2012), Ribeiro (2008; 2012; 2013), and Molina (2006; 2012) among others. In order to collect data we mapped schools in the rural Region of the Inconfidentes, we applied the questionnaire to characterize the teachers of the course and use a semi-structured interview. The research allowed to enter and know the discourses present on rural education in the region and through the ten educators narratives we got to know better who they are, how they operate, what they think about the work they do and what they aim in relation to the rural school context. We understand that there is no single identity for the educator of the rural areas, all of them combine several forms of identity under construction. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 20/05/2016 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Minas Gerais | - |
| Título: dc.title | Pedagogos que atuam na região dos Inconfidentes, em Minas Gerais : desafios na construção da escola do campo. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: