Elementos da cultura escolar de uma instituição educacional mineira : o Seminário Nossa Senhora da Boa Morte (1844-1875).

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorJardilino, José Rubens Lima-
Autor(es): dc.contributorJardilino, José Rubens Lima-
Autor(es): dc.contributorSoto Arango, Diana Elvira-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Rosana Areal de-
Autor(es): dc.contributorAntunes, Álvaro de Araújo-
Autor(es): dc.contributorRivera, Dario Paulo Barrera-
Autor(es): dc.contributorLage, Ana Cristina Pereira-
Autor(es): dc.creatorPereira, João Paulo Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:35:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:35:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-13-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19757-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1019370-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionA presente tese tem como objeto de análise uma Instituição Escolar Mineira, fundada no século XVIII, na cidade de Mariana, denominada de ‘Seminário Episcopal de Nossa Senhora Boa Morte’. O recorte temporal de análise, desta tese, será de 1844 a 1875, correspondente ao episcopado de Dom Viçoso. Tem-se como objetivo principal pensar a cultura escolar do referido Seminário. Tal proposta tenta responder a duas questões: é possível adentrar na cultura escolar do Seminário de Mariana? Os documentos que apontam para o interior desta instituição apresentam elementos específicos da cultura escolar do Seminário de Mariana, ou seja, da própria prática educacional? As hipóteses deste trabalho voltam-se para a utilização dos espaços e do tempo escolar; a articulação dos atores pedagógicos; a própria estrutura acadêmica; bem como, as especificidades de alguns documentos, como os livros de matrículas e de contas, possibilitando entender a cultura escolar e apresentar certas particularidades dessa instituição. Partindo das hipóteses acima expressas e do exame detalhado do corpus de fontes elegido para a pesquisa, a tese foi organizada em quatro capítulos. O primeiro capítulo problematiza o objeto desta pesquisa a partir dos referenciais teóricos e metodológicos, das categorias de análises, da produção acadêmica do próprio campo da história da educação e da historiografia sobre o Seminário no período de Dom Viçoso. O segundo capítulo problematiza o contexto político, religioso e educacional para entender o lugar do Seminário de Mariana enquanto instituição educacional de ensino secundário no Brasil Império. O terceiro capítulo visa apresentar as principais mudanças implementadas no Seminário por Dom Viçoso logo nos primeiros anos de episcopado. A última parte busca penetrar nas estruturas internas do Seminário para identificar traços da cultura escolar. As principais fontes analisadas foram os regulamentos, os livros de matrículas, os livros de contas e um conjunto de cartas de Dom Viçoso, além de leis e decretos do governo. A “cultura escolar” será discutida a partir das noções de espaço, tempo e cultura escolar como objeto histórico, das análises sobre as disciplinas escolares como elemento das práticas educacionais e dos conceitos de estratégias e táticas, como aporte para pensar o movimento dos atores pedagógicos para implementar uma cultura escolar do Seminário de Mariana.-
Descrição: dc.descriptionThis Thesis has as object of analysis a School Institution in Minas Gerais, founded in the 18th century, in Mariana City, known as 'Seminário Nossa Senhora Boa Morte'. The specific period of time for analysis in this thesis will be from 1844 to 1875, corresponding to the episcopate of Dom Viçoso. Its main objective is to think about the school culture of this Seminar. This proposal tries to answer two questions: Is it possible to enter in the school culture of the Seminary of Mariana? Do the documents that point to the interior of this institution present specific elements of the school culture of the Seminary of Mariana, the educational practice itself? The hypothesis of this writing are based on the use of spaces and the school time, the articulation of pedagogical actors, the academic structure itself, as well as, the specificities of some documents, such as enrollment books and accounting books, making it possible to understand the culture of this school and to present certain particularities of this institution. Based on the hypothesis expressed above and the detailed examination of the corpus of sources chosen for the research, the Thesis was organized and presented in four chapters. The first chapter problematizes the object of this research based on theoretical and methodological references, from the categories of analysis, from the academic production in the field of the history education itself and the historiography of the Seminar in the period of Dom Viçoso. The next one problematizes the political, religious and educational context to understand the place of the Seminary of Mariana as an educational institution of a ‘High School’ education in Brazil Empire. The third chapter aims to present the main changes implemented in the Seminary by Dom Viçoso in his first years of episcopate. The last part tries to penetrate in the Seminary's internal structures to identify traces of its school culture in that period. The main sources analyzed were regulations, enrollment books, accounting books and a corpus of letters from Dom Viçoso, in addition laws and decrees from the government. The “School culture” will be discussed based on the notions of school space, time and school culture as a historical object, from analyzes about school subjects as an element of educational practices and from concepts of strategies and tactics, as a contribution to think about the movement of the pedagogical actors to implement a school culture from the Seminary of Mariana.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 21/12/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectSeminário Nossa Senhora da Boa Morte-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente escolar - história-
Palavras-chave: dc.subjectEdifícios escolares - história - séc. XIX-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino secundário-
Título: dc.titleElementos da cultura escolar de uma instituição educacional mineira : o Seminário Nossa Senhora da Boa Morte (1844-1875).-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.