A Câmara Municipal de Mariana e sua faceta pedagógica (1889-1930).

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Rosana Areal de-
Autor(es): dc.creatorPaula, Leandro Silva de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:35:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:35:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-25-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-25-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14741-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.4025/rbhe.v20.2020.e109-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1019365-
Descrição: dc.descriptionDesenhar as ações educativas implementadas pela Câmara Municipal de Mariana nas primeiras décadas republicanas tomando o conceito de município pedagógico delineado por Justino Magalhães é o mote desse artigo, considerando a autonomia e a responsabilidade das câmaras indicadas pela Constituição Federal e de Minas Gerais, ambas de 1891. A documentação do Arquivo Histórico da Câmara Municipal informa sobre a construção e a manutenção de escolas, contratação e pagamento dos professores, a compra e distribuição de materiais didáticos destinados aos alunos pobres. Ficou evidenciada a faceta pedagógica do município de Mariana, visível no cumprimento da lei e em ações no âmbito da intermunicipalidade, por vezes limitada pelos recursos financeiros.-
Descrição: dc.descriptionThis article aimed to draw the educational actions implemented by the municipality of Mariana in the First Republic (1889-1930) considering the concept of pedagogical municipality outlined by Justino de Magalhães. We worked with documents from the City Council’s Historical Archive on the construction of schools and their management; the hiring and payment of teachers; the purchase and distribution of teaching materials for the poor students who attended the public lessons. These measures describe the organization of the local school system. The document analysis unveiled the pedagogical facet in Mariana, perceptible through law enforcement and in actions within the intermunicipal scope.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Revista Brasileira de História da Educação permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/313>. Acesso em: 11 mar. 2020.-
Palavras-chave: dc.subjectMunicípio pedagógico-
Palavras-chave: dc.subjectEducação na Primeira República-
Palavras-chave: dc.subjectInstrução pública-
Título: dc.titleA Câmara Municipal de Mariana e sua faceta pedagógica (1889-1930).-
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