Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Davidson Paulo Azevedo | - |
Autor(es): dc.creator | Viana, Marger da Conceição Ventura | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:35:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:35:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11400 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1019360 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta alguns resultados relativos a projetos de pesquisa de iniciação científica júnior nos quais foram pesquisados assuntos referentes a conteúdos da História da Matemática. O objetivo principal é discutir algumas competências e habilidades que podem ser desenvolvidas por alunos do Ensino Médio em programas dessa natureza na qual as pesquisas em História da Matemática são o foco. Os estudantes realizam pesquisas bibliográficas e o processo é avaliado qualitativamente por meio de entrevistas. A conclusão é que a possibilidade de uso da História da Matemática na Educação Básica não se restringe ao desenvolvimento de competências e habilidades matemáticas. | - |
Descrição: dc.description | This paper presents some results related to research projects of junior scientific initiation in which subjects related to the contents of the History of Mathematics were researched. The main objective is to discuss some skills and abilities that can be developed by High School students in activities of this nature in which research in History of Mathematics is the focus. Students conduct bibliographic research and the process is assessed qualitatively through interviews. The conclusion is that the possibility of using the History of Mathematics in secondary school is not restricted to the development of mathematical skills and abilities. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | O periódico Rematec permite a redistribuição, não comercial, desde que a obra original não seja modificada e que seja atribuído o crédito ao autor da obra original (CC BY-NC-ND). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2274>. Acesso em: 25 abr. 2022. | - |
Título: dc.title | Reflexões sobre a História da Matemática em um Programa de Iniciação Científica Júnior. | - |
Título: dc.title | Reflections on the History of Mathematics in a Junior Scientific Initiation Program. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: