
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Moura, Roseli Alves de | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Davidson Paulo Azevedo | - |
| Autor(es): dc.creator | Tinti, Douglas da Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:35:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:35:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17156 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1019343 | - |
| Descrição: dc.description | El presente trabajo tiene como objetivo presentar una metaanálisis acerca de tres estudios que focalizaron, desde la perspectiva de la Historia de la Matemática, diferentes abordajes para resolución de ecuaciones cuadráticas, superando la perspectiva clásica presentada en las escuelas de educación básica. Tales resultados nos permitieron percibir la necesidad de (re)pensar espacios y propuestas dirigidas a la formación de profesores, de modo que se propicie un escenario en que se vuelquen y se discutan diferentes perspectivas y construcciones históricas. Tales consideraciones evocan la posibilidad de sensibilización y ampliación de comprensiones acerca del proceso histórico en el tratamiento de diferentes objetos y conceptos matemáticos. | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho objetiva apresentar uma metanálise acerca de três pesquisas que focalizaram, sob a ótica da História da Matemática, diferentes abordagens para resolução de equações quadráticas, superando a perspectiva clássica apresentada nas escolas de educação básica. Tais resultados nos permitiram perceber a necessidade de se (re)pensar espaços e propostas voltadas à formação de professores, de modo a propiciar um cenário em que se debruce e se discuta diferentes perspectivas e construções históricas. Tais considerações evocam a possibilidade de sensibilização e ampliação de compreensões acerca do processo histórico no tratamento de diferentes objetos e conceitos matemáticos. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | O periódico Ensino da Matemática em Debate permite distribuição, remixagem, adaptação e criação da obra, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2484>. Acesso em: 27 jun. 2023. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Historia de la matemática | - |
| Título: dc.title | Resolución de ecuaciones cuadráticas y posibles implicancias para la formación de professores : una mirada para las perspectivas de Ibn Turk, Al Khowarizmi y Agnesi. | - |
| Título: dc.title | Resolução de equações quadráticas e possíveis implicações para a formação de professores : um olhar para as perspectivas de Ibn Turk, Al Khowarizmi e Agnesi. | - |
| Título: dc.title | Resolution of quadratic equations and possible implications for teacher education : a look at the perspectives of Ibn Turk, Al Khowarizmi and Agnesi. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: