Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Perucci, Leidelaine Sergio | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Letícia Peruce de | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Thamires Lana e | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Viviane Martins Rebello dos | - |
Autor(es): dc.creator | Andrade, Ângela Leão | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:35:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:35:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14160 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://periodicos.ufop.br/alemur/article/view/4129 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1019316 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta uma discussão a respeito de como a decomposição da vitamina C, ocasionada por alguns fatores, pode contribuir para a construção de conhecimentos, por parte de alunos do Ensino Médio, no que concerne ao equilíbrio químico. Para tanto, foram selecionadas bolsistas também do Ensino Médio, mas de uma série mais avançada do que aquela dos alunos acompanhados, para mediarem as estratégias de ensino. As bolsistas tentaram ajudar os estudantes a refletir e fazer associações entre conhecimentos do senso comum e conceitos da química, visto que pode ser mais produtivo que o processo de ensino aprendizagem tenha como ponto de partida saberes prévios dos sujeitos, construídos cotidianamente, por meio da observação e de informações diversas. Desta forma, pode-se propiciar maior envolvimento e interesse dos estudantes em relação às temáticas trabalhadas. Por intermédio de uma metodologia de ensino que propôs partir de experiências concretas para exploração de conceitos abstratos, verificou-se que bolsistas e alunos conseguiram construir mais conhecimentos no que tange ao equilíbrio químico. | - |
Descrição: dc.description | This paper presents a discussion about how the decomposition of vitamin C, caused by some factors, can contribute to the construction of knowledge, by high school students, regarding chemical balance. To this end, scholarship holders from high school were also selected, but from a series more advanced than that of the students being monitored, to mediate teaching strategies. The fellows tried to help students reflect and make associations between common sense knowledge and chemistry concepts, since it can be more productive that the teaching-learning process has as a starting point the subjects' previous knowledge, built daily, through observation and miscellaneous information. In this way, it is possible to provide greater involvement and interest of students in relation to the themes worked on. Through a teaching methodology that proposed starting from concrete experiences to explore abstract concepts, it was found that scholars and students managed to build more knowledge regarding the chemical balance. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | restrito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Título: dc.title | Uso da vitamina C como estratégia para o estudo do equilíbrio químico. | - |
Título: dc.title | Use of vitamin C as a strategy for the study of chemical balance. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: