Negritude, Craveirinha, Sartre : de uma obra apenas começada.

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Autor(es): dc.creatorAmorim, Bernardo Nascimento de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:35:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:35:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-23-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-23-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14731-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1019257-
Descrição: dc.descriptionO artigo procura conectar a ideia de negritude que Jean-Paul Satre apresenta em "Orfeu Negro" (1948), acrescida da perspectiva por ele adotada no seu prefácio Os condenados da terra (1961), de Frantz Fanon, com a poesia de Xingubo (1964), livro de estreia do moçambicano José Craveirinha. Intenta-se mostrar que a proposta combativa analisada nas obras em questão, profundamente críticas do sistema colonial e dos imperalismos europeu e norte-americano, completa-se com a projeção de um futuro, ainda não alcançado, em que racismo e um humanismo excludente serão coisas do passado.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Revista África e Africanidades permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1767>. Acesso em: 23 ago. 2021.-
Palavras-chave: dc.subjectJosé Craveirinha-
Palavras-chave: dc.subjectJean-Paul Satre-
Título: dc.titleNegritude, Craveirinha, Sartre : de uma obra apenas começada.-
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