Imunoprevenção e o ensino de ciências : estamos preparados para acolher?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorZama, Uyrá dos Santos-
Autor(es): dc.contributorZama, Uyrá dos Santos-
Autor(es): dc.contributorSilva, Fábio Augusto Rodrigues e-
Autor(es): dc.contributorSantos, Glenda Samara Dias-
Autor(es): dc.creatorSantos, Letícia Rodrigues dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:35:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:35:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-26-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-26-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18404-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1019233-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências. Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa emergiu de minhas vivências como Professora de Ciências e enfermeira na Atenção Básica, na qual ficou patente o quão significativo foram, e ainda são, as ações negacionistas e como isso impactou na diminuição da adesão a vacinação. Diante do cenário Pandêmico da Covid-19, ocorreram diversas ações que fomentaram notícias falsas sobre vacinas e descredibilizando os conhecimentos científicos. Visto o papel do professor de ciências na formação crítico reflexiva dos educandos e a necessidade de combater os movimentos antivacinais e o negacionismo, objetivamos nesta pesquisa elaborar um curso de capacitação que possibilite ensinar a temática de imunoprevenção aos futuros professores de biologia a partir da articulação entre os conhecimentos vivenciais, técnicos e científicos dos participantes. Entre os encontros, utilizamos, jogos didáticos autorais (memória vacinal, detetive vacinal e gincana vacinal), mídias digitais como podcasts e vídeos de divulgação científica como recursos teóricos. Para alcançar tais objetivos, realizamos uma pesquisa qualitativa exploratória do tipo participantes e para análise dos dados utilizamos o referencial teórico metodológico de análise o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) seguindo os preceitos de Fernando e Ana Lefrève. Os resultados apontam para novos conhecimentos sobre história da vacina, conhecimento vacinal, tecnologias vacinais e implementação de recursos tecnológicos com podcasts na futura prática profissional dos cursistas. O curso de formação mostrou-se muito relevante na medida que proporcionou um momento de reflexão sobre o papel precípuo dos professores no combate ao negacionismo e suas repercussões no aumento das coberturas vacinais. Ao final do estudo também foi possível verificar que é necessário fomentar ações educativas nos espaços acadêmicos sobre a imunoprevenção para que os docentes se sintam mais seguros para trabalhar esta temática.-
Descrição: dc.descriptionThis research emerged from my experiences as a Science Teacher and nurse in Primary Care, in which it became clear how significant denialist actions were, and still are, and how this impacted the reduction in vaccination adherence. Given the Covid-19 Pandemic scenario, several actions took place that promoted fake news about vaccines and discredited scientific knowledge. Given the role of the science teacher in the critical reflective training of students and the need to combat anti-vaccination movements and denialism, in this research we aim to develop a training course that makes it possible to teach the subject of immunoprevention to future biology teachers based on the articulation between the experiential, technical and scientific knowledge of the participants. Between the meetings, we used authorial didactic games (vaccine memory, vaccine detective and vaccine scavenger hunt), digital media such as podcasts and scientific dissemination videos as theoretical resources. To achieve these objectives, we carried out an exploratory qualitative research of the participant type and to analyze the data we used the theoretical methodological analysis framework of the Collective Subject Discourse (CSD), following the precepts of Fernando and Ana Lefrève. The results point to new knowledge about the history of the vaccine, vaccine knowledge, vaccine technologies and the implementation of technological resources with podcasts in the future professional practice of course participants. The training course proved to be very relevant as it provided a moment of reflection on the essential role of teachers in combating denialism and its repercussions on increasing vaccination coverage. At the end of the study, it was also possible to verify that it is necessary to promote educational actions in academic spaces on immunoprevention so that teachers feel safer to work on this topic.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 25/03/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectCiências - estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectVacinas-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - formação-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde-
Título: dc.titleImunoprevenção e o ensino de ciências : estamos preparados para acolher?-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.