Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Totou, Nádia Lúcia | - |
Autor(es): dc.creator | Sá, Renato Willian Martins | - |
Autor(es): dc.creator | Alzamora, Andréia Carvalho | - |
Autor(es): dc.creator | Cardoso, Leonardo Máximo | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Lenice Kappes Becker | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:35:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:35:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-08-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-08-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8416 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://booksandjournals.brillonline.com/content/journals/10.1163/15707563-00002469 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1163/15707563-00002469 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1019174 | - |
Descrição: dc.description | Cardiopulmonary sensitivity was evaluated after exercise training through swimming and running in spontaneously hypertensive rats (SHR) that were divided into three groups: (a) run exercise; (b) swim exercise; and (c) sedentary. For 8 wks, the run exercise was performed on a treadmill while the swim exercise was performed by swimming. Cardiopulmonary reflex was evaluated by chemical and mechanical pathways through the injections of phenylbiguanide (PBG) (5.0 mg·kg-1) and volume expansion with isotonic saline (0.75% of body weight), respectively. Both types of exercise training decreased systolic blood pressure (SBP) compared to the sedentary group. The swim trained group reduced SBP faster than the run trained group. The sensitivity of the chemically activated endings of the cardiopulmonary reflex was increased in both exercise-trained groups for hypotensive response. The exercise training groups had higher levels of urine output after acute volume expansion. The production of urine showed that swimming and treadmill training were more efficient than the sedentary group. These results indicate that: (a) exercise improved cardiopulmonary reflex sensitivity; and (b) swim training led to a faster SBP reduction and a more sensitive reflex response to pressure stimuli. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | restrito | - |
Título: dc.title | Cardiopulmonary reflex and blood pressure response after swimming and treadmill exercise in hypertensive rats. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: