Política Institucional de Formação de Professores da UFOP : uma análise à luz do ciclo de políticas.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorJardilino, José Rubens Lima-
Autor(es): dc.contributorJardilino, José Rubens Lima-
Autor(es): dc.contributorOliveri, Andressa Maris Rezende-
Autor(es): dc.contributorHobold, Márcia de Souza-
Autor(es): dc.creatorAlves, Vanessa Peixoto de Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:35:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:35:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-13-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-13-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18654-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1019171-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa tem como objetivo analisar o processo de desenvolvimento da Política Institucional de Formação de Professores da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) à luz da abordagem teórico-metodológica do Ciclo de Políticas elaborado por Stephen Ball e colaboradores (Bowe; Ball; Gold, 1992; Ball, 1994a). Para efetivação desse objetivo geral, foi necessário a análise da Resolução CNE CP N° 2 de 2015 e Resolução CNE CP N° 2 de 2019, que dizem respeito a política nacional de formação de professores atual e a antecessora, com base na produção acadêmica acerca da temática. Em seguida, realizou-se a análise do processo de desenvolvimento da Política Institucional de Formação de Professores a partir do contexto de influência, contexto de produção de texto e contexto da prática, referentes à abordagem teórica metodológica do Ciclo de Políticas. Nesse sentido pesquisa é de natureza qualitativa e conta com a participação de 3 membros da Subcâmara de Licenciatura da UFOP, que é um órgão vinculado à PROGRAD da UFOP que tem como objetivo tratar das questões referentes as diretrizes curriculares institucionais para formação de professores, bem como articular os projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura da UFOP e promover a articulação desses cursos com as redes de educação básica locais. Nesse sentido, a Subcâmara de Licenciatura é a responsável pela construção da Política Institucional de Formação de Professores da UFOP. Como método de construção de dados, utiliza-se de pesquisa bibliográfica, documental e entrevista semiestruturada com três membros da Subcâmara de Licenciatura. Os resultados obtidos mostram que a política de formação de professores da UFOP é contruída mediante a estudos e debates, com pesquisadores da área, tanto internos quanto externos a essa instituição e é desenvolvida com base nas concepções de educação e formação de professores da Resolução CNE CP N° 2 de 2015, que visam uma formação baseadas em práticas interdisciplinares, coletivas e colaborativas. Nesse sentido, a produção da política de formação de professores da UFOP reafirma o compromisso com a Educação Pública, com a aprendizagem dos estudantes, com a articulação teoria e prática, por meio de um trabalho docente interdisciplinar e colaborativo. Mediante ao cenário de imposição da Resolução CNE CP N° 2 de 2019, em substituição Resolução CNE CP N° 2 de 2015 a UFOP adota um posicionamento político de resistência a atual política nacional de formação de professores.-
Descrição: dc.descriptionThe aim of this research is to analyze the process of developing the Institutional Teacher Training Policy at the Federal University of Ouro Preto (UFOP) in the light of the theoretical-methodological approach of the Policy Cycle developed by Stephen Ball and collaborators (Bowe; Ball; Gold, 1992; Ball, 1994a). In order to achieve this general objective, it was necessary to analyze CNE CP Resolution No. 2 of 2015 and CNE CP Resolution No. 2 of 2019, which refer to the current national teacher training policy and its predecessor, based on academic production on the subject. Next, the process of developing the Institutional Teacher Training Policy was analyzed based on the context of influence, the context of text production and the context of practice, referring to the theoretical methodological approach of the Policy Cycle. The research is qualitative in nature and involves three members of UFOP's Undergraduate Subchamber, which is a body linked to UFOP's PROGRAD and aims to deal with issues relating to institutional curricular guidelines for teacher training, as well as articulating the pedagogical projects of UFOP's undergraduate courses and promoting the articulation of these courses with local basic education networks. In this sense, the Undergraduate Subchamber is responsible for building UFOP's Institutional Teacher Training Policy. The method used to gather data was bibliographical and documentary research and semi-structured interviews with three members of the Undergraduate Subchamber. The results obtained show that UFOP's teacher training policy is built through studies and debates with researchers in the field, both internal and external to the institution, and is developed based on the conceptions of education and teacher training in CNE Resolution CP No. 2 of 2015, which aim for training based on interdisciplinary, collective and collaborative practices. In this sense, the production of UFOP's teacher training policy reaffirms its commitment to public education, student learning and the articulation of theory and practice through interdisciplinary and collaborative teaching work. Faced with the imposition of CNE CP Resolution No. 2 of 2019, replacing CNE CP Resolution No. 2 of 2015, UFOP has adopted a political position of resistance to the current national teacher training policy.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 14/08/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - formação - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - aspectos políticos-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores de ensino de primeiro grau - formação-
Título: dc.titlePolítica Institucional de Formação de Professores da UFOP : uma análise à luz do ciclo de políticas.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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