Da defesa da tese à posse : a inserção de recém-doutores como docentes em universidades federais.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorBosco, Cláudia Starling-
Autor(es): dc.creatorTorisu, Edmilson Minoru-
Autor(es): dc.creatorSilva, Ana Carolina Araújo da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:35:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:35:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-06-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11446-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.32930/nuances.v29i1.5545-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1019129-
Descrição: dc.descriptionEste artigo problematiza o processo de inserção de recém doutores na carreira docente em instituições federais brasileiras. Discute a trajetória acadêmico-profissional vivenciada por cinco professores que atuam em diferentes cursos de licenciatura. Os sujeitos são egressos de um programa de pós-graduação de uma universidade federal. A investigação, de natureza qualitativa, teve como principal instrumento de coleta de dados as (auto)biografias escritas. Constata-se que os docentes reconhecem que a inserção no magistério superior em universidades federais é um objetivo difícil de ser alcançado, que necessita de planejamento e disponibilidade de tempo, mas ao mesmo tempo, reflete processos de socialização com seus pares diante das angústias e incertezas vivenciadas no âmbito pessoal, familiar, econômico, acadêmico e profissional. Torna-se fundamental discutir as condições que são oferecidas pelas universidades aos doutorandos, bem como as condições para o processo de inserção de recém-doutores no magistério superior.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsA Revista Nuances: Estudos Sobre Educação permite cópia e distribuição dos artigos para fins não comerciais. Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/916>. Acesso em: 27 mar. 2019.-
Palavras-chave: dc.subjectAutobiografia-
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Título: dc.titleDa defesa da tese à posse : a inserção de recém-doutores como docentes em universidades federais.-
Título: dc.titleFrom the defense of thesis to the possession : the insertion of post-graduation as teachers in federal universities.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.