Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Nogueira, Mariana Brito Horta | - |
Autor(es): dc.creator | Lole, Ana | - |
Autor(es): dc.creator | Carrara, Virginia Alves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:35:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:35:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20662 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1590/0101-6628.389 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1019099 | - |
Descrição: dc.description | O artigo reflete sobre as políticas do Banco Mundial (BM) dirigidas à educação superior na América Latina, com ênfase no Brasil, analisando como elas se alinham com a Teoria do Capital Humano (TCH). Recorreu-se à pesquisa bibliográfica e documental, tendo por base os relatórios do BM. Analisaram-se desde a perspectiva crítica, a relação trabalho e educação, até as diretrizes da TCH nos organismos internacionais na política educacional brasileira, apontando para uma educação mercadoria capturada como (re)produção social para manutenção da hegemonia do grande capital. | - |
Descrição: dc.description | The article reflects on the World Bank (WB) policies directed at higher education in Latin America, with an emphasis on Brazil, analyzing how they align with Human Capital Theory (HCT). A bibliographic and documentary research was conducted, based on WB reports. From a critical perspective, it analyzed the relationship between work and education, up to the HCT guidelines in international organizations within Brazilian educational policy, pointing to an education commodity captured as social (re)production for maintaining the hegemony of big capital. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Este é um artigo de acesso aberto distribuído nos termos de licença Creative Commons. Fonte: PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crise do capital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria do capital humano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Banco mundial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hegemonia | - |
Título: dc.title | Banco Mundial e a Teoria do Capital Humano : educação e conhecimento para o capital. | - |
Título: dc.title | World Bank and the Human Capital Theory : education and knowledge for capital. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: