A relação entre a função docente e o reconhecimento social dos professores.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorGomes, Valdete Aparecida Fernandes Moutinho-
Autor(es): dc.creatorLucindo, Nilzilene Imaculada-
Autor(es): dc.creatorSilva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da-
Autor(es): dc.creatorNunes, Célia Maria Fernandes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:35:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:35:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-19-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19581-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1019095-
Descrição: dc.descriptionNeste ensaio teórico discutimos a relação entre a função docente e o reconhecimento social dos professores. Procuramos compreender quais são os aspectos que conferem especificidade à docência e demarcam o lugar social ocupado pelos professores na atualidade com o objetivo de responder a algumas inquietações: qual é a função do professor? Essa profissão é reconhecida socialmente? De que modo as reformas educacionais afetam o trabalho docente? Partimos do princípio de que há uma relação entre a ausência de uma definição clara acerca da função docente e o pouco reconhecimento social do professor. Argumentamos que a função docente reside, precipuamente, no ato de ensinar. Baseando-nos nos estudos de Freire (2005a; 2005b; 2006), Arroyo (2011), Gadotti (2011), Roldão (2007), entre outros, destacamos o caráter político-pedagógico do ensino para a construção de uma educação libertadora, democrática e emancipatória. Nessa perspectiva, o ato de ensinar se constitui como atividade complexa, que demanda uma série de exigências em consonância com a formação humana.-
Descrição: dc.descriptionIn this theoretical essay, we discuss the relationship between the teaching role and the social recognition of teachers. We seek to understand what the aspects that specify teaching and outline the social place occupied by teachers today are, with the aim of to answer some concerns: what is the role of the teacher? Is this profession socially recognized? In what way do educational reforms affect teacher work? We start from the principle that there is a relationship between the lack of a clear definition of the teaching role and the little social recognition of the teacher. We argue that the teaching role resides primarily in the act of teaching. Based on studies by Freire (2005a; 2005b; 2006), Arroyo (2011), Gadotti (2011), Roldão (2007), among other authors, we highlight the political-pedagogical character of teaching for the construction of liberating, democratic, emancipatory education. From this perspective, the act of teaching constitutes a complex activity, which demands a series of requirements in line with human development.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsLicença Creative Commons – Atribuição NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectFunção docente-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectReconhecimento social-
Título: dc.titleA relação entre a função docente e o reconhecimento social dos professores.-
Título: dc.titleThe relationship between the teacher’s role and their social recognition.-
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