
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Machado, Rodrigo Corrêa Martins | - |
| Autor(es): dc.creator | Cunha, Bruna Araújo | - |
| Autor(es): dc.creator | Gonçalves, Edilânia de Lima | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:35:18Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:35:18Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17291 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.57596 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1019076 | - |
| Descrição: dc.description | o presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir atividades desenvolvidas em um projeto de extensão cujo intuito era promover o contato dos alunos com a leitura literária através de cordel. O projeto foi desenvolvido em quatro encontros, nos quais foi explorado o gênero cordel e elementos que o compõe. Além disso, os alunos foram estimulados a produzir seu próprio cordel. Ao fim das atividades, acreditamos que os estudantes foram estimulados a desenvolverem suas habilidades de leitura literária e a perceberem que a literatura não é distante deles, ela presente está em nosso dia a dia. | - |
| Descrição: dc.description | This article aims to present and discuss activities developed in an extension project whose purpose to promote students' contact with literary reading through the cordel. The project was developed in four meetings, in which not only was the string genre and its elements explored, but students were also encouraged to produce their own cordel. At the end of the activities, we believe that students were encouraged to develop their literary reading skills and to realize that literature is not far from them, it is present in our daily lives. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | A e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está disponibilizada sob uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de literatura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Letramento literário | - |
| Título: dc.title | A literatura de cordel : proposta de formação de leitores na escola básica. | - |
| Título: dc.title | Cordel's literature : proposal for training readers at basic school. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: