Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Tinti, Douglas da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Lopes, Celi Aparecida Espasandin | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:35:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:35:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15897 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://iase-web.org/ojs/SERJ/article/view/414 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.52041/serj.v20i2.414 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1019035 | - |
Descrição: dc.description | This article aims to analyze Brazilian research on statistics education involving teachers to highlight methodological trends and training contexts mobilized by such research. To this end, a survey was carried out in the Dissertation and Thesis Bank of CAPES, considering the descriptor "Statistical Education” and the 2013–2018 timeframe. A total of ninety-nine studies were found, twenty of which met the proposed objective. This is a documentary and bibliographic study, in which an interpretative approach was adopted using the technique of content analysis. The data analysis verified that nine of those studies did not lead to training processes with teachers. In addition, the analysis of the other eleven studies, which led to training, revealed an intrinsic relationship between the methodological path and the training contexts reported. This demonstrated the expressiveness of training contexts based on epistemology of collaboration, that is, those contexts that both give voice and listen to teachers and recognize them as producers of knowledge. Conversely, we identified two research studies that shaped the training considering the paradigm of technical rationality, and designed training courses to address certain content/concepts that teachers supposedly do not master. It was evidenced that the conception of teacher training has a direct and explicit relationship with the organization of the training spaces outlined. Finally, we identified one research study based on epistemology of practice, which focuses on the understanding of knowledge mobilized in teaching practice. | - |
Descrição: dc.description | O presente artigo tem por objetivo analisar pesquisas brasileiras de Educação Estatística que envolveram professores, com vistas a evidenciar tendências metodológicas e de contextos formativos mobilizadospor taisestudos. Para tanto, realizou-se um mapeamento no Banco de Dissertações e Teses da CAPES, considerando o descritor “Educação Estatística” e o período de 2013 a 2018. Foram identificadas 99 pesquisas,dentre as quais 20 dialogam com o objetivo proposto. Trata-se de um estudo documental e bibliográfico, no qual se adotou uma abordagem interpretativa que tem como técnica a análise de conteúdo.A análise dos dados permitiu identificar que novedestes estudos não desencadearam processos formativos com os docentes. Além disso, a análise das demais 11 pesquisas,que desenvolveram processos formativos,revelou uma intrínseca relação entre o percurso metodológico e os contextos formativos relatados. Nesse sentido, evidenciou-se uma expressividadede contextos formativos pautados na epistemologia da colaboração, ou seja,aqueles que dão voz aos professores e se colocam à sua escuta;que os reconhecemcomo produtores de conhecimento. Emcontrapartida,duaspesquisasestruturaram as formações,considerando oparadigma da racionalidade técnicaeconcebendo cursos de capacitação para abordar determinado conteúdo/conceito que o professor supostamente não domina. Constatou-seque a concepção de formação de professores tem relação direta e explícita com a organização dos espaços de formação delineados.Por fim,identificou-se umapesquisaalicerçada na epistemologia da prática, que se voltapara a compreensão de saberes mobilizadosno fazer docente. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | restrito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Statistical education research | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professional development | - |
Título: dc.title | Overview of Brazilian research on statistics education involving teachers : methodological paths and training contexts. | - |
Título: dc.title | Das pesquisas brasileiras de educação estatística envolvendo professores : percursos metodológicos e contextos formativos. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: