Racismo capilar sob a lente das questões sociocientíficas : possibilidades para o ensino de ciências.

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Autor(es): dc.creatorRangel, Renata Miranda de Moura-
Autor(es): dc.creatorPatrocínio, Sandra de Oliveira Franco-
Autor(es): dc.creatorMiranda, Ana Carolina Gomes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:35:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:35:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-20-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20003-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26843/rencima.v15n2a03-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1019027-
Descrição: dc.descriptionO ensino, numa perspectiva de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), desempenha um papel fundamental na educação, pois confere um significado social, econômico e político aos conteúdos abordados. As Questões Sociocientíficas (QSC) surgem como uma das propostas de ensino fundamentada no movimento CTSA, especialmente baseada no objetivo de contribuir para uma formação mais crítica e atuante na sociedade. O presente artigo tem como objetivo identificar, a partir dos registros escritos, indícios de aprendizagens atitudinais, por meio de uma Sequência Didática (SD) fundamentada em QSC, pautada no tema racismo capilar. Utilizando uma abordagem qualitativa e de natureza empírica, foi elaborada e aplicada uma SD para estudantes do 1o ano do Ensino Médio Técnico em Química. Utilizamos para analisar os dados a Análise de Conteúdo. Os resultados revelaram que os estudantes trouxeram posicionamentos em respeito à diversidade cultural e à história individual, demonstrando sensibilidade e consciência com as vítimas de racismo.-
Descrição: dc.descriptionThe education in a Science, Technology, Society and Environment (STSE) carries a fundamental role in the education process, as it has a social, economic, and political significance on the covered topics. The socioscientific issues (SSI) emerge as one of the educational proposals substantiated by the STSE movement, especially based on contributing to more developed critical thinking and being active in society. The present assignment aims to identify evidence of attitudinal learning from written records, via the Didactic Sequence (DS) grounded in SSI, reasoned on capillary racism. Deploying a qualitative and empirical approach, a DS was developed and applied to students in the first year of secondary technical education in Chemistry. We have utilized Content Analysis for analysing the data. The results revealed the students took a stance of respect for cultural diversity and individual history, showing sensitivity and awareness towards the victims of racism.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsTodo o conteúdo deste periódico está sob uma licença Creative Commons (CC Atribuição 4.0 Internacional), exceto onde está indicado o contrário. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectQuestões sociocientíficas-
Palavras-chave: dc.subjectRacismo capilar-
Palavras-chave: dc.subjectFormação para a cidadania-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciências-
Título: dc.titleRacismo capilar sob a lente das questões sociocientíficas : possibilidades para o ensino de ciências.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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