Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Edson José de | - |
Autor(es): dc.contributor | Franco, Carlos Joel | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Emerson Izidoro dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Edson José de | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Sérgio Henrique de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:35:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:35:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-04-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-04-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7650 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1019021 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho visa introduzir a utilização de aparelhos celulares, tipo smartphones, no estudo de conceitos de Física no Ensino Médio. Visando a inserção do celular como ferramenta pedagógica para potencializar a aprendizagem e também motivar a investigação, apresentam-se algumas propostas de atividades com enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), baseadas na abordagem de conceitos físicos mediada pela utilização dos recursos presentes nos aparelhos celulares. Foi desenvolvido um estudo de caso com alunos do terceiro ano do ensino médio da rede privada de Sete Lagoas, MG. A metodologia de pesquisa qualitativa envolve a coleta de dados por meio de gravações audiovisuais, produções dos alunos e debates sobre a presença do celular como um recurso mediador e facilitador no processo de aprendizagem. Estas informações foram então analisadas, segundo o conjunto de técnicas de análise de conteúdo, conforme modelo de Bardin, tendo como indicativo a atração dos estudantes pelos celulares quando utilizados durante as atividades pedagógicas. Como produto educacional disponibiliza-se uma cartilha com orientações e propostas de atividades experimentais com o uso do aparelho celular. | - |
Descrição: dc.description | The present work aims at introducing the use of mobile phones, such as smartphones, in studying the concepts of Physics in High School. In order to include the mobile phone as an educational tool to strengthen learning and also motivate investigation, I will present some proposals of tasks focusing on STS (Science, Technology and Society), based on the approach of physics concepts mediated by the resources available in mobile phones. A case study with Third Year High School Students was developed in a private institution in Sete Lagoas, MG. The methodology of the qualitative research involves collecting data through audio recordings, students’ tasks and debates about the use of mobile phones as a mediator and supporting resource in the learning process. This information was then analyzed according to the group of analysis techniques of content, following Bardin’s model, having as an indicator the students’ interest in the mobile phones when used during educational practice. I will also show as an educational product, a brochure with instructions and experimental samples of activities with the use of mobile phones. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 18/04/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Telefone celular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didática - segundo grau | - |
Título: dc.title | Celular em sala de aula : de vilão à solução – construção de atividades no contexto CTS. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: