Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Brasileiro, Ada Magaly Matias | - |
Autor(es): dc.creator | Pimenta, Viviane Raposo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:35:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:35:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16150 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1590/1981-5794-e13880 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1019012 | - |
Descrição: dc.description | Tendo em vista as temáticas de linguagem e formação docente, com base nos quadros teóricos dos Estudos do Letramento e da teoria dos gêneros do discurso, neste artigo, buscou-se realizar um inventário dos gêneros do discurso constitutivos do métier docente universitário e refletir sobre a sua importância, enquanto artefatos que fazem parte do trabalho, do letramento e da identidade do professor. As pesquisas bibliográficas em torno da identidade e da formação do professor universitário levaram à compreensão de que, dependendo da instituição e dos contextos institucionais e socioculturais em que se inserem, as demandas que chegam ao docente são diferentes e crescentes, incidindo sobre a identidade desse profissional. A pesquisa de campo revelou que tais demandas estão vinculadas a competências científico-pedagógicas, político-administrativas e pessoais, necessárias ao exercício das inúmeras atividades relativas ao ensino, à pesquisa, à extensão e à gestão universitária. Essas atividades estão imbricadas com a linguagem e revelam tanto a amplitude de gêneros profissionais exigidos do professor, quanto a necessidade da inserção desse profissional em práticas de letramento. | - |
Descrição: dc.description | Immersed in the themes of language and teacher and professor qualification, based on the theoretical frameworks of Literacy Studies and the theory of discourse genres, in dialogue with studies on identity (Cultural Studies), in this paper, we seek to conduct an inventory of the discourse genres that constitute the higher education professor metier and to reflect on its importance as artifacts that are part of the professor’s work and which, consequently, also constitute himself/herself. Research on the identity and training/qualification of the professor led to the understanding that, depending on the institution and the institutional and socio-cultural contexts in which these professors are inserted, they have increasing and different demands which also affect the identity of these professionals. The study reveals that such demands are associated with scientific-pedagogical, political-administrative and personal competencies, necessary for the performance of the numerous activities related to teaching, research, extension and university management, all of which are intertwined with language and they inform us about the need to insert this professional in those literacy events and practices. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: o PDF do artigo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade do professor universitário | - |
Título: dc.title | A formação do professor universitário e a apropriação dos gêneros do métier docente. | - |
Título: dc.title | Higher education professor qualification and the appropriation of the genres of the professional métier. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: