Performance preta : encruzilhadas entre arte e política.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPereira, Elvina Maria Caetano-
Autor(es): dc.contributorPereira, Elvina Maria Caetano-
Autor(es): dc.contributorAlexandre, Marcos Antônio-
Autor(es): dc.contributorMuniz, Kassandra da Silva-
Autor(es): dc.contributorSantos, Clóvis Domingos dos-
Autor(es): dc.creatorRocha, Winny Silva da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:35:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:35:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-16-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-16-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11718-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1018984-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação tem por objetivo analisar e refletir sobre os entrecruzamentos entre arte e política nas criações de artistas e coletivos negros, no teatro e na performance. Para essa análise, levanto alguns saberes emancipatórios constantes nas criações em arte preta contemporânea brasileira - tais como a encruzilhada, a quilombagem e a centralidade do corpo negro na performance preta - e debruço-me sobre conceitos dos campos artístico e sociológico. Lanço um olhar para a cena preta contemporânea no Brasil, observando tanto aspectos formais quanto organizacionais que compõem uma perspectiva afrocentrada de fazer e pensar a arte, buscando pontos que possam também dialogar com minhas criações artísticas. Também reflito sobre meu processo criativo, indicando alguns procedimentos e sua relação com os espaços e espectadores, para observar suas implicações políticas na minha experiência como pessoa preta e na transformação dos espaços que participo.-
Descrição: dc.descriptionThis thesis aims to analyze and reflect on the interrelations between art and politics in the creations of black artists and collectives, theater and performance. For this analysis, I raise up some emancipatory knowledge that is constant in contemporary Brazilian black art creations - such as crossroads, quilombagem and the centrality of the black body in black performance - and I focus on concepts from the artistic and sociological fields. I take a look at the contemporary black scene in Brazil, observing both formal and organizational aspects that make up an afrocentrated perspective of making and thinking art, looking for points that can also dialogue with my artistic creations. I also reflect on my creative process, indicating some procedures and their relationship with spaces and spectators, to observe their political implications in my experience as a black person and in the transformation of the spaces I participate in.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 09/09/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro negro-
Palavras-chave: dc.subjectPerformance - arte-
Palavras-chave: dc.subjectRelações raciais-
Palavras-chave: dc.subjectArte negra-
Título: dc.titlePerformance preta : encruzilhadas entre arte e política.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.