Uma proposta para a aplicação do Método de Newton para o ensino médio : uma experiência com professores de matemática.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartins, Eder Marinho-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Wenderson Marques-
Autor(es): dc.contributorMartins, Eder Marinho-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Wenderson Marques-
Autor(es): dc.contributorVieira, Ronei Sandro-
Autor(es): dc.contributorLeme, Leandro Correa Paes-
Autor(es): dc.creatorPereira, Renan de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:35:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:35:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-29-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-29-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18445-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1018951-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho apresenta uma proposta para o cálculo de raízes de equações não lineares, que normalmente não são vistas no ensino médio, utilizando o Método de Newton em conjunto com o software GeoGebra. O objetivo deste trabalho é criar uma atividade interativa abordando o conceito de derivada de uma maneira alternativa a usual, que se dá pelo uso de limites. Foram desenvolvidos dois roteiros para utilização do GeoGebra e a atividade foi aplicada com professores mestrandos em matemática, em dois dias distintos. Os dados foram obtidos através da percepção e interação dos participantes e com o preenchimento de dois formulários aplicados ao fim de cada encontro.-
Descrição: dc.descriptionThe work presents a proposal for calculating the roots of non-linear equations, which are not normally seen in high school, using the Newton Method in conjunction with the GeoGebra software. The objective of this work is to create an interactive activity approaching the concept of derivative in an alternative way to the usual one, which is done through the use of limits. Two scripts were developed for using GeoGebra and the activity was applied with teachers studying for a master’s degree in mathematics, on two different days. The data were obtained through the perception and interaction of the participants and by filling out two forms applied at the end of each meeting.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 24/07/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectMétodo de Newton-
Palavras-chave: dc.subjectGeoGebra-
Palavras-chave: dc.subjectRaízes-
Palavras-chave: dc.subjectDerivada-
Título: dc.titleUma proposta para a aplicação do Método de Newton para o ensino médio : uma experiência com professores de matemática.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.