Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Rocha, Daniela Fonseca Abdo | - |
Autor(es): dc.creator | Cabral, Gabriella Fagundes Carvalho | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Paula de Almeida | - |
Autor(es): dc.creator | Machado, Ísis Eloah | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Eloisa Helena de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:35:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:35:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19942 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.5935/2238-3182.2024e34103-en | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1018944 | - |
Descrição: dc.description | Introduction: Adolescence is the stage between childhood and adulthood, characterized by physical, and mainly, psychological changes, which make this period full of new experiences and uncertainties, increasing the vulnerability of this group. In this sense, the school becomes a privileged space to understand the individual demands of teenagers and promote early interventions focused on health education in an attempt to reduce exposure to potential risk situations. Objective: To describe the health profile of the teenagers enrolled in high school at the Escola Estadual Ouro Preto in 2022. Methods: This is a descriptive cross- sectional study that included the participation of 53 students enrolled in high school at the Escola Estadual Ouro Preto. The students answered the adapted Youth Risk Behaviour Survey (YRBS) questionnaire with questions related to mental health, sexual behavior, alcohol, tobacco and other drug use. The questionnaires were filled out anonymously and the answers were typed into Google Forms for later descriptive analysis. The study was approved by the Ethics Committee of the Federal University of Ouro Preto. Results: The distribution of male and female participants was balanced; 30.8% of the teenagers have suffered some type of threat and 19.2% have been physically assaulted; 60.8% reported having depressive or anxious symptoms, and 34.6% have thought about committing suicide; 38.5% have had sexual intercourse, 75% have received guidance on sexually transmitted diseases, and 20% did not use a condom during the last sexual encounter; 70.6% of the young people have tried alcohol and 42.3% have tried cigarettes at least once in their life. Approximately 90% consider their health normal, good, or excellent, but 50% are dissatisfied with their body weight. Conclusion: It can be seen that violence, depressive and anxious symptoms, unprotected sex, and early drug use are relevant issues among the studied teenagers, making interventions in health focused on these themes essential. | - |
Descrição: dc.description | Introdução: A adolescência é caracterizada por mudanças físicas e psicológicas, que tornam esse período repleto de novas experiências e de incertezas, aumentando a vulnerabilidade desse grupo. Nesse sentido, a escola torna-se espaço privilegiado para entender as demandas dos adolescentes e promover intervenções precoces voltadas para educação em saúde na tentativa de diminuir a exposição a potenciais situações de risco. Objetivos: Descrever o perfil de saúde dos adolescentes matriculados no Ensino Médio da Escola Estadual Ouro Preto no ano de 2022. Métodos: Estudo transversal descritivo que contou com a participação de 53 alunos matriculados no E.M. da E. E. Ouro Preto. Os estudantes responderam anonimamente ao questionário Youth Risk Behaviour Survey (YRBS) adaptado com questões referentes à saúde mental, comportamento sexual e uso de álcool, tabaco e outras drogas. As respostas foram digitadas no Google Forms, para posterior análise descritiva. Resultados: 30,8% dos adolescentes já sofreram algum tipo de ameaça e 19,2% já foram agredidos fisicamente; 60,8% afirmaram ter sintomas depressivos ou ansiosos, sendo que 34,6% pensaram em cometer suicídio; 38,5% já tiveram relação sexual, 75% já tiveram orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis e 20% não usaram camisinha na última relação sexual; 70,6% dos jovens já experimentaram álcool e 42,3% cigarro alguma vez na vida. 90% consideram a sua saúde normal, boa ou excelente, mas 50% estão insatisfeitos com o peso corporal. Conclusão: A violência, sintomas depressivos e ansiosos, sexo inseguro e uso precoce de drogas são problemáticas relevantes entre os adolescentes estudados, tornando essenciais intervenções em saúde focadas nessas temáticas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | This is an open access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License. Fonte: PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Health education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Early interventions | - |
Palavras-chave: dc.subject | Health profile | - |
Título: dc.title | Analysis of the health profile of students enrolled in high school at the Ouro Preto State School : a descriptive cross-sectional study. | - |
Título: dc.title | Análise do Perfil de Saúde dos alunos matriculados no ensino médio da Escola Estadual Ouro Preto : um estudo transversal descritivo. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: