Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Santos, Geanderson | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Igor Muzetti | - |
Autor(es): dc.creator | Figueiredo, Eduardo Magno Lages | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:34:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:34:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19199 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/smr.2699?af=R | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1002/smr.2699 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1018896 | - |
Descrição: dc.description | Software defect prediction is a subject of study involving the interplay of software engineering and machine learning. The current literature proposed numerous machine learning models to predict software defects from software data, such as commits and code metrics. Further, the most recent literature employs explainability techniques to understand why machine learning models made such predictions (i.e., predicting the likelihood of a defect). As a result, developers are expected to rea- son on the software features that may relate to defects in the source code. However, little is known about the developers' perception of these machine learning models and their explanations. To explore this issue, we focus on a survey with experienced developers to understand how they evaluate each quality attribute for the defect prediction. We chose the developers based on their contributions at GitHub, where they contributed to at least 10 repositories in the past 2 years. The results show that developers tend to evaluate code complexity as the most important quality attribute to avoid defects compared with the other target attributes such as source code size, coupling, and documentation. At the end, a thematic analysis reveals that developers evaluate testing the code as a relevant aspect not covered by the static software fea- tures. We conclude that, qualitatively, there exists a misalignment between devel- opers' perceptions and the outputs of machine learning models. For instance, while machine learning models assign high importance to documentation, developers often overlook documentation and prioritize assessing the complexity of the code instead. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | restrito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Defect prediction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Machine learning models | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software features for defect prediction | - |
Título: dc.title | Two sides of the same coin : a study on developers' perception of defects. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: