Robótica educacional de baixo custo no ensino de matemática.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorVilaça, Marcelo de Oliveira-
Autor(es): dc.creatorSantos, Marli Regina dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:34:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:34:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-09-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-09-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19451-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://revistas.pucsp.br/index.php/pdemat/article/view/62146-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.23925/2238-8044.2023v12i2p17-33-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1018869-
Descrição: dc.descriptionEste artigo baseia-se na dissertação de mestrado do primeiro autor, a qual aborda a robótica educacional de baixo custo (RBC) no Ensino Médio, com foco na integração de saberes e inclusão tecnológica. A pesquisa realizada envolveu atividades visando a construção de artefatos com características de um girassol, mobilizando conhecimentos e habilidades diversas. Foram identificadas três categorias principais de análise: Aspectos interdisciplinares da proposta com a RBC; Relação entre RBC e o Pensamento Computacional; e Disciplinas e conhecimentos mobilizados. A discussão dessas categorias explicitou a possibilidade de integração de saberes e a inclusão educacional. Conclui-se que a RBC oferece possibilidades significativas para o trabalho mais integrado junto aos alunos do Ensino Médio, o que requer mudanças, investimentos e formação adequada, visando uma real inclusão digital.-
Descrição: dc.descriptionThis article is based on the master's thesis of the first author, which addresses low-cost educational robotics (LCR) in high school, focusing on the integration of knowledge and technological inclusion. The research involved activities aimed at building an artifact with characteristics of a sunflower, mobilizing various knowledge and skills. Three main categories of analysis were identified: Interdisciplinary aspects of the proposal with LCR; Relationship between LCR and Computational Thinking; and Disciplines and knowledge mobilized. The discussion of these categories highlighted the possibility of integrating knowledge and educational inclusion. It is concluded that LCR offers significant possibilities for more integrated work with high school students, which requires changes, investments, and adequate training, aiming for real digital inclusion.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsrestrito-
Palavras-chave: dc.subjectRobótica educativa-
Palavras-chave: dc.subjectBaixo custo-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinaridade-
Título: dc.titleRobótica educacional de baixo custo no ensino de matemática.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.