Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Jorge, Gláucia Maria dos Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Antonini, Elizabeth | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:34:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:34:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-01-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-01-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7159 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/vertentes/v.%2019%20n.%201/Glaucia_e_Elizabeth.pdf | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1018859 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo deste artigo é relatar a experiência da configuração da tutoria do curso de Pedagogia do CEAD/UFOP, contextualizado no Sistema Universidade Aberta do Brasil. As políticas públicas que balizaram a implantação da EaD no CEAD/UFOP e a transição de um trabalho baseado em materiais impressos para outro que envolvia tecnologias fomentaram discussões sobre a organização da tutoria, a precarização do trabalho do tutor e a necessidade de debates sobre a institucionalização da profissão “tutor”. Atentamos para o fato de que a possibilidade de organização da tutoria está relacionada às políticas públicas e ao projeto pedagógico do curso. Portanto, o trabalho colaborativo de professores e tutores agrega qualidade ao processo educativo. | - |
Descrição: dc.description | The goal of this paper is to report the experience with the development of a tutoring program for the undergraduate Pedagogy course at the Center for Distant Education (CEAD) of Federal University of Ouro Preto (UFOP), within the context of the Brazilian Open University (UAB). The public policies that founded the implementation of Distance Education at CEAD/UFOP and the transition from a paper based work to a technology based one motivated discussions about the organization of a tutoring program, the working conditions of tutors and the need for the institutionalization of the job “tutor”. We focus on the fact that the organization of tutoring is intricate in these policies, as well as with the pedagogic project of the course. We conclude that collaboration between tutors and professors brings higher quality to the course. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação a distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tutoria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho colaborativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distance education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tutoring | - |
Título: dc.title | Articulações e tensões na configuração da tutoria em cursos de EAD : o caso do curso de pedagogia do CEAD/UFOP. | - |
Título: dc.title | Interrelations and tensions in the constituition of tutoring in distance education courses : the case of the pedagogy course at CEAD/UFOP. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: