Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Grams, Thorsten E. E. | - |
Autor(es): dc.creator | Kozovits, Alessandra Rodrigues | - |
Autor(es): dc.creator | Häberle, Karl Heinz | - |
Autor(es): dc.creator | Matyssek, Rainer | - |
Autor(es): dc.creator | Dawson, Todd E. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:34:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:34:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-08-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-08-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8393 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/j.1365-3040.2007.01696.x | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1111/j.1365-3040.2007.01696.x | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1018789 | - |
Descrição: dc.description | Combined d13C and d18O analyses of leaf material were used to infer changes in photosynthetic capacity (Amax) and stomatal conductance (gl) in Fagus sylvatica and Picea abies trees growing under natural and controlled conditions. Correlation between gl and d18O in leaf cellulose (d18Ocel) allowed us to apply a semi-quantitative model to infer gl from d18Ocel and also interpret variation in d13C as reflecting variation in Amax. Extraction of leaf cellulose was necessary, because d18O from leaf organic matter (d18OLOM) and d18Ocel was not reliably correlated. In juvenile trees, the model predicted elevated carbon dioxide (CO2) to reduce Amax in both species, whereas ozone (O3) only affected beech by reducing CO2 uptake via lowered gl. In adult trees, Amax declined with decreasing light level as gl was unchanged. O3 did not significantly affect isotopic signatures in leaves of adult trees, reflecting the higher O3 susceptibility of juvenile trees under controlled conditions. The isotopic analysis compared favourably to the performance of leaf gas exchange, underlining that the semi-quantitative model approach provides a robust way to gather time-integrated information on photosynthetic performance of trees under multi-faced ecological scenarios, in particular when information needed for quantitative modelling is only scarcely available. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | restrito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fagus sylvatica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cellulose | - |
Palavras-chave: dc.subject | Stable | - |
Palavras-chave: dc.subject | Semi-quantitative model approach | - |
Título: dc.title | Combining d13C and d18O analyses to unravel competition, CO2 and O3 effects on the physiological performance of different-aged trees. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: