Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Patrocínio, Sandra de Oliveira Franco | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Vinícius Catão de Assis | - |
Autor(es): dc.contributor | Fernandes, Jomara Mendes | - |
Autor(es): dc.contributor | Cruz, Luciana Hoffert Castro | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Vinícius Catão de Assis | - |
Autor(es): dc.contributor | Patrocínio, Sandra de Oliveira Franco | - |
Autor(es): dc.contributor | sandra.patrocinio@ufop.edu.br | - |
Autor(es): dc.contributor | vcasouza@ufv.br | - |
Autor(es): dc.creator | Felício, Lourainy Bianca Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:34:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:34:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16947 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1018776 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Existem diversas problemáticas que ainda permeiam a Educação de Surdos. Para minimizá-las, são necessárias ações que visem uma maior inclusão desses estudantes. Sendo assim, o presente trabalho busca, por meio da criação e oferta de um curso de formação continuada na modalidade on-line sobre Educação de Surdos, responder o seguinte problema de pesquisa: De que forma um curso de formação continuada pode impactar na construção de conhecimentos dos docentes de Ciências/Química sobre a Educação de Surdos? A pesquisa, que tem natureza qualitativa de caráter exploratório em um formato de estudo de caso, foi desenvolvida em quatro etapas: i) criação de um curso para professores da educação básica; ii) aplicação do curso; iii) entrevista semiestruturada com participantes do curso; iv) análise de dados. Os resultados da análise do questionário inicial apontam que os professores, em sua maioria, estão no início da carreira docente e possuem algum conhecimento sobre a Educação de Surdos. Na análise das atividades realizadas no curso, foi possível perceber que os cursistas demonstraram refletir sobre aspectos relevantes da Educação de Surdos, como, por exemplo, a importância do visual e o processo de inclusão dos estudantes. Por fim, nas entrevistas, observou-se que os professores consideraram o curso relevante para o aprimoramento da sua prática docente, destacando a importância do curso, ao apresentar propostas de uso de ferramentas pedagógicas, ser uma atualização do conhecimento e promover a compreensão das características e identidade da comunidade Surda. A partir disso, consideraram o curso um grande aliado na promoção da inclusão educacional de Surdos. Sendo assim, conclui-se que o curso cumpriu com os seus objetivos e tem potencialidades para contribuir para a formação continuada de professores de Química, Física e Biologia ao discutir aspectos relevantes sobre a temática, como, por exemplo, a importância dos aspectos visuais para os Surdos, cultura e identidade Surda e, ainda, sugestão de ferramentas pedagógicas. | - |
Descrição: dc.description | There are several problems that still permeate the Education of the Deaf. In order to minimize them, actions are needed aimed at greater inclusion of these students. Therefore, the present work seeks, through the creation and offer of an online continuing education course on Education for the Deaf, to respond to the following research problem: How can a continuing education course impact the construction of knowledge of Science/Chemistry teachers about Education for the Deaf? The research, which has an exploratory qualitative nature, in a case study format, was developed in four stages: i) creation of a course for basic education teachers; ii) cursor application; iii) semi-structured interview with course participants; iv) data analysis. Preliminary results of the analysis of the initial advisor indicate that most teachers are at the beginning of their teaching career and have some knowledge about Deaf Education. In the analysis of the activities carried out in the course, it was possible to perceive that the course participants felt that they were reflecting on relevant aspects of education for the Deaf, such as, for example, the importance of visuals and the process of inclusion of students. Finally, in the interviews, it was observed that the teachers consider the course relevant for improving their teaching practice, highlighting the importance of the course in presenting proposals for the use of pedagogical tools, being an update of knowledge and promoting understanding of the characteristics and deaf community identity. From this, consider the course a great ally in promoting the educational inclusion of the Deaf. Therefore, it is concluded that the course fulfilled its objectives and has the potential to contribute to the continuing education of Chemistry, Physics and Biology teachers, by discussing relevant aspects of the subject, such as, for example, the importance of visual aspects for the Deaf, Deaf culture and identity, and also a suggestion of pedagogical tools. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pela autora em 10/07/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados a autora e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de surdos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Título: dc.title | Um curso de formação continuada para professores de ciências/química : saberes da educação de surdos. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: