Cosmografias ameríndias : a arte e ‘ato de animar’.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSuner, Marcia Maria Arcuri-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:34:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:34:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-10-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20524-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://publications.iai.spk-berlin.de/rsc/viewer/iai_derivate_00000020/EI-13-web.pdf?page=1-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1018775-
Descrição: dc.descriptionEstudos voltados à analise de estruturas e semânticas visuais observáveis em con- juntos artefatuais ameríndios sempre encontraram resistência nos meios acadêmicos. Em parte, esse antagonismo se acentuou com os avanços proporcionados pela ‘virada ontológica’ da antropologia, movimento que criticou severamente as possibilidades de analogias entre a cultura material e os princípios ontológicos descritos no referencial etnográco. Neste artigo defendemos a perspectiva de estudo de padrões estilísticos presentes no registro arqueológico, tanto tecnológicos quanto simbólicos, como forma de entender dinâmicas de materialização, consumo e reprodução de noções ontológicas. A partir da comparação de registros materiais que sintetizam noções da ‘cosmograa ritual’ ameríndia, procuramos demonstrar que a aná- lise da semântica visual pressupõe a ideia de ‘arte em movimento’, em convergência com a noção de ‘agência dos objetos’ e não o contrário.-
Descrição: dc.descriptionStudies focusing on the analysis of visual semantics and iconographic structures observed in Amerindian artifactual assemblages have always found relative resistance in the academic debate. In part, this antagonism was accentuated by the impact of the ontological turn in the anthropological studies and the severe criticism of possible analogies between material culture and the ontological principles described in the ethnographic framework. In this article we defend the perspective of studying stylistic patterns of the archaeological record, both in technological and symbolic views, as a way of understanding the dynamics of materialization, consumption and reproduction of ontological principles. By compar- ing material records that synthesize notions of Amerindian ritual cosmography, we aim to demonstrate that the analysis of visual semantics presupposes the idea of motility in art, in convergence with the notion of agency of objects and not the opposite.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherGebr Mann Verlag-
Direitos: dc.rightsrestrito-
Palavras-chave: dc.subjectArqueologia-
Palavras-chave: dc.subjectAntropologia-
Palavras-chave: dc.subjectArte-
Palavras-chave: dc.subjectCosmografia-
Palavras-chave: dc.subjectAmeríndio-
Título: dc.titleCosmografias ameríndias : a arte e ‘ato de animar’.-
Título: dc.titleAmerindian cosmographies : art and the ‘act of animation’.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.