Formação inicial, permanência e atratividade docente : um estado do conhecimento.

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Autor(es): dc.creatorBene, Leonel Elias-
Autor(es): dc.creatorAraújo, Regina Magna Bonifácio de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:34:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:34:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19573-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e742-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1018733-
Descrição: dc.descriptionEste artigo aborda sobre um estado de conhecimento em pesquisas vinculadas a formação inicial de professores enfocando a permanência e atratividade da carreira docente. É um estudo analítico-descritivo baseado na análise de teses e dissertações defendidas em programas de pós-graduação depositadas na Base de Dados de Teses e Dissertações do IBICT. Emergiram ao longo das análises as categorias: atratividade da carreira docente, motivação e expectativa para a carreira, escolha profissional e permanência e o abandono da profissão docente assim como a formação e permanência docente. Dos textos analisados verificamos pouco interesse dos pesquisadores sobre a temática e uma maior tendência deles em trabalhar com a abordagem qualitativa e com o predomínio de duas ou mais técnicas de construção de dados. Os resultados demonstram que na realidade moçambicana não foi encontrado nenhum trabalho sobre a temática e na realidade brasileira poucos foram os que se dedicaram ao tema.-
Descrição: dc.descriptionThis article deals with the state of knowledge in research linked to initial teacher training, focussing on the permanence and attractiveness of teaching careers. It is an analytical-descriptive study based on the analysis of theses and dissertations defended in postgraduate programmes deposited in the IBICT Theses and Dissertations Database. Throughout the analyses, the following categories emerged: attractiveness of the teaching career, motivation and expectations for the career, professional choice and permanence and abandonment of the teaching profession, as well as teacher training and permanence. From the texts analysed, we found little interest among researchers in the subject and a greater tendency for them to work with a qualitative approach and with a predominance of two or more data construction techniques. The results show that no work on the subject was found in the Mozambican reality, and in the Brazilian reality there have been few studies on the subject.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEsta obra está sob uma Licença Creative Commons. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectEstado do conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectCarreira docente-
Palavras-chave: dc.subjectPermanência docente-
Palavras-chave: dc.subjectAtratividade da carreira docente-
Título: dc.titleFormação inicial, permanência e atratividade docente : um estado do conhecimento.-
Título: dc.titleInitialtraining, permanence andteacher attractiveness : a state of knowledge through the database of theses and dissertations (BDTD).-
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