Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Bene, Leonel Elias | - |
Autor(es): dc.creator | Araújo, Regina Magna Bonifácio de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:34:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:34:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19573 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e742 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1018733 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo aborda sobre um estado de conhecimento em pesquisas vinculadas a formação inicial de professores enfocando a permanência e atratividade da carreira docente. É um estudo analítico-descritivo baseado na análise de teses e dissertações defendidas em programas de pós-graduação depositadas na Base de Dados de Teses e Dissertações do IBICT. Emergiram ao longo das análises as categorias: atratividade da carreira docente, motivação e expectativa para a carreira, escolha profissional e permanência e o abandono da profissão docente assim como a formação e permanência docente. Dos textos analisados verificamos pouco interesse dos pesquisadores sobre a temática e uma maior tendência deles em trabalhar com a abordagem qualitativa e com o predomínio de duas ou mais técnicas de construção de dados. Os resultados demonstram que na realidade moçambicana não foi encontrado nenhum trabalho sobre a temática e na realidade brasileira poucos foram os que se dedicaram ao tema. | - |
Descrição: dc.description | This article deals with the state of knowledge in research linked to initial teacher training, focussing on the permanence and attractiveness of teaching careers. It is an analytical-descriptive study based on the analysis of theses and dissertations defended in postgraduate programmes deposited in the IBICT Theses and Dissertations Database. Throughout the analyses, the following categories emerged: attractiveness of the teaching career, motivation and expectations for the career, professional choice and permanence and abandonment of the teaching profession, as well as teacher training and permanence. From the texts analysed, we found little interest among researchers in the subject and a greater tendency for them to work with a qualitative approach and with a predominance of two or more data construction techniques. The results show that no work on the subject was found in the Mozambican reality, and in the Brazilian reality there have been few studies on the subject. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Esta obra está sob uma Licença Creative Commons. Fonte: PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estado do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Carreira docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Permanência docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atratividade da carreira docente | - |
Título: dc.title | Formação inicial, permanência e atratividade docente : um estado do conhecimento. | - |
Título: dc.title | Initialtraining, permanence andteacher attractiveness : a state of knowledge through the database of theses and dissertations (BDTD). | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: