Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Karina Gomes Barbosa da | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Karina Gomes Barbosa da | - |
Autor(es): dc.contributor | Carrera, Fernanda Ariane Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Mariano, Agnes Francine de Carvalho | - |
Autor(es): dc.creator | Roza, Sandra Rita de Cássia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:34:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:34:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15165 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1018732 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Este estudo visa analisar as representações de mulheres negras nos álbuns visuais Lemonade (2016) e Black is King (2020) e no documentário Homecoming (2019), da cantora estadunidense Beyoncé, sob uma lente interseccional própria. Para isso, foi escolhido como método de pesquisa a análise fílmica, a partir da abordagem metodológica dos estudos culturais, especificamente o protocolo de codificação e decodificação desenvolvido por Stuart Hall (2003), aplicado sob uma abordagem atual feminista negra interseccional, afro diaspórica, latino-americana, antirracista e jovem. As matrizes conceituais estão ancoradas em AKOTIRENE (2018), ALMEIDA (2019), BENTO (2002), CARRERA (2020), CRENSHAW (1989; 2002; 2004; 2016), DIANGELO (2020), ESCOSTEGUY (2007), FANON (2008), HALL (1997; 2003; 2006), HANNAH- JONES (2019), KILOMBA (2016), LORDE (1980), ROZA (2018), SODRÉ (1999), SCHUCMAN (2012; 2020) e TELLES (2012). A escolha pela lente própria foi feita considerando o lugar de fala da pesquisadora: uma mulher negra jovem, feminista negra interseccional, latina americana, diaspórica e antirracista. Antes de iniciar a análise, foi realizado um aprofundamento teórico sobre relações étnico-raciais, saúde mental, branquitude, comunicação, racismos, feminismo negro, interseccionalidade e representações, e nos contextos sócio-históricos desses assuntos no Brasil e Estados Unidos. A partir das análises foi possível perceber que os três trabalhos se encontram, principalmente, no feminismo negro, no recuperar as referências e histórias de mulheres negras, seja nos EUA, na diáspora ou no continente africano. Em mostrar aquelas que também tiveram protagonismos em lutas antirracistas, mas que ficaram apagadas desse processo. Em trazer representações que conectem as futuras gerações para que elas “Sejam o que podem ver” (EDELMAN, 1959), em deixar um legado, apontar possíveis sinais de caminhos a seguir, questionar, investigar e reformular rotas e direções e criar outros sinais e códigos. | - |
Descrição: dc.description | This study aims to analyze the representations of black women in Beyoncé's visual albums Lemonade (2016) and Black is King (2020) and in the documentary Homecoming (2019) under an own intersectional lens. To this end, filmic analysis was chosen as a research method from the methodological approach of cultural studies, specifically the encoding and decoding protocol developed by Stuart Hall (2003), applied under a current intersectional black feminist, Afrodiasporic, Latin American, antiracist and young approach. The conceptual matrices are anchored in AKOTIRENE (2018), ALMEIDA (2019), BENTO (2002), CARRERA (2020), CRENSHAW (1989; 2002; 2004; 2016), DIANGELO (2020), ESCOSTEGUY (2007), FANON (2008), HALL (1997; 2003; 2006), HANNAH-JONES (2019), KILOMBA (2016), LORDE (1980), ROZA (2018), SODRÉ (1999), SCHUCMAN (2012; 2020) and TELLES (2012). The choice of the own lens was made considering the researcher's place of speech: a young black woman, intersectional black feminist, Latin American, diasporic, and antiracist. Before starting the analysis, a theoretical study was done on ethno-racial relations, mental health, whiteness, communication, racism, black feminism, intersectionality and representations, and on the social and historical contexts of these issues in Brazil and the United States. From the analyses it was possible to notice that the three works are mainly, in black feminism, in recovering the references and histories of black women, whether in the USA, diaspora, or African continent. It is to show those who were also protagonists in antiracist struggles, but who were erased from this process. It is to bring representations that connect future generations so that they “Be what they can see” (EDELMAN, 1959), it is to leave a legacy, point out possible signs of paths to follow, question, investigate, and reformulate routes and directions, and create other signs and codes. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 10/08/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Beyoncé, 1981 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brancos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feminismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Negros | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representações sociais | - |
Título: dc.title | Beyoncé sob uma lente interseccional : uma análise das representações de mulheres negras em Lemonade, Homecoming e Black is King. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: