Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Conceição, Juliana Santos da | - |
Autor(es): dc.creator | Nunes, Célia Maria Fernandes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:34:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:34:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9504 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.35699/2237-5864.2015.1970 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1018717 | - |
Descrição: dc.description | A temá! ca voltada para a docência universitária tem sido foco de pesquisas recentes no campo sobre a formação e a prá! ca docentes. Ques! onamentos referentes a quem são e o que sabem estes (as) professores (as) têm nos acompanhado em nossa prá! ca profi ssional e de pesquisa. Este ar! go apresenta resultados ob! dos em uma dissertação de mestrado que inves! gou o perfi l e os saberes que envolvem a atuação dos docentes nomeados na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), no período de 2008 a 2011. A metodologia, de abordagens quan! ta! va e qualita! va, u! lizou, para a coleta de dados, além da análise de currículos La es, a entrevista semiestruturada junto a professores nomeados na UFOP durante a implementação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Para análise dos dados, u! lizou-se o método de análise de conteúdo. Considerando a pluralidade de saberes, foi possível iden! fi car quatro saberes que mobilizam o fazer docente dos sujeitos desta pesquisa: o saber disciplinar ou saber do conteúdo; o saber das relações entre professor e aluno; o saber da experiência docente e da prá! ca profi ssional; e o saber adquirido nas relações cons! tuídas na ins! tuição. Acredita-se que a refl exão sobre a prá! ca dos professores iniciantes pode auxiliar o fazer docente na universidade, uma vez que, de forma geral, esse é um espaço pouco explorado pelas pesquisas sobre a formação docente. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | O periódico Revista Docência do Ensino Superior permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/848>. Acesso em: 11 mar. 2020. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professor iniciante | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saberes docentes | - |
Título: dc.title | Saberes docentes e professores iniciantes : dialogando sobre a formação de professores para o Ensino Superior. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: