Saberes docentes e professores iniciantes : dialogando sobre a formação de professores para o Ensino Superior.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorConceição, Juliana Santos da-
Autor(es): dc.creatorNunes, Célia Maria Fernandes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:34:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:34:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-08-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-08-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9504-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.35699/2237-5864.2015.1970-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1018717-
Descrição: dc.descriptionA temá! ca voltada para a docência universitária tem sido foco de pesquisas recentes no campo sobre a formação e a prá! ca docentes. Ques! onamentos referentes a quem são e o que sabem estes (as) professores (as) têm nos acompanhado em nossa prá! ca profi ssional e de pesquisa. Este ar! go apresenta resultados ob! dos em uma dissertação de mestrado que inves! gou o perfi l e os saberes que envolvem a atuação dos docentes nomeados na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), no período de 2008 a 2011. A metodologia, de abordagens quan! ta! va e qualita! va, u! lizou, para a coleta de dados, além da análise de currículos La es, a entrevista semiestruturada junto a professores nomeados na UFOP durante a implementação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Para análise dos dados, u! lizou-se o método de análise de conteúdo. Considerando a pluralidade de saberes, foi possível iden! fi car quatro saberes que mobilizam o fazer docente dos sujeitos desta pesquisa: o saber disciplinar ou saber do conteúdo; o saber das relações entre professor e aluno; o saber da experiência docente e da prá! ca profi ssional; e o saber adquirido nas relações cons! tuídas na ins! tuição. Acredita-se que a refl exão sobre a prá! ca dos professores iniciantes pode auxiliar o fazer docente na universidade, uma vez que, de forma geral, esse é um espaço pouco explorado pelas pesquisas sobre a formação docente.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Revista Docência do Ensino Superior permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/848>. Acesso em: 11 mar. 2020.-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor iniciante-
Palavras-chave: dc.subjectSaberes docentes-
Título: dc.titleSaberes docentes e professores iniciantes : dialogando sobre a formação de professores para o Ensino Superior.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.