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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Santos, Cláudio Gouvêa dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Silveira Júnior, Célio da | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Fábio Augusto Rodrigues e | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Cláudio Gouvêa dos | - |
Autor(es): dc.creator | Barsante, Dolhavan Jhonathan Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:34:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:34:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11826 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1018640 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa teve como objetivo elaborar, aplicar e analisar as possíveis contribuições do uso de um jogo paradidático acerca da automedicação no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, e o método utilizado foi o Estudo de Caso. A unidade de análise foi uma Escola pública que oferece EJA, situada na região sudeste do Estado de Minas Gerais, os sujeitos envolvidos são os jovens e adultos matriculados no terceiro período da EJA e a professora de química da escola. O referencial teórico do trabalho foi organizado em três partes - um novo olhar para educação de jovens e adultos; automedicação como tema social na perspectiva ciência, tecnologia e sociedade (CTS); jogos educativos como recurso paradidático. Os resultados desta pesquisa mostraram que o uso de jogos contribuiu para a inserção de conteúdos relacionados à educação em saúde na turma de EJA pesquisada, sem prejudicar os demais conteúdos obrigatórios. O tema do jogo “Automedicação” se mostrou relevante por estar inserido na vida dos alunos, favorecendo a proposta Ciência, Tecnologia e Sociedade em uma abordagem de educação para vida. Por fim, a necessidade de novas metodologias na EJA principalmente associada a conteúdos que estejam presentes na vida dos alunos, foi percebida, incentivando novas pesquisas nessa área de tamanha relevância que é a EJA. | - |
Descrição: dc.description | This research aimed to elaborate, apply and analyze the possible contributions of the use of a paradigmatic game about self-medication in the context of Youth and Adult Education (EJA). This is a qualitative research, and the method used was the Case Study. The unit of analysis was a public school that offers EJA, located in the southeastern region of Minas Gerais State, the subjects involved are young people and adults enrolled in the third period of EJA and the school's chemistry teacher. The theoretical framework of the work was organized in three parts - a new look at youth and adult education; self-medication as a social theme in the science, technology and society (CTS) perspective; Educational games as a paradigmatic resource. The results of this research showed that the use of games contributed to the insertion of contents related to health education in the researched EJA class, without harming the other obligatory contents. The theme of the game “Self-medication” was relevant because it is inserted in the students' lives, favoring the proposal Science, Technology and Society in an approach to education for life. Finally, the need for new methodologies in EJA, mainly associated with content that is present in students' lives, was noticed, encouraging new research in this area of such relevance that is EJA. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor, em 24/11/2019, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química - estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de jovens e adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Automedicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
Título: dc.title | Automedicação : proposta de um jogo paradidático na educação de jovens e adultos. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
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