Possibilidades de diálogo entre a educação física e a matemática por meio do desenvolvimento de uma prática de modelagem matemática.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorBastos, Ticiano Azevedo-
Autor(es): dc.creatorRosa, Milton-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:34:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:34:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15975-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.46312/pem.v14i35.12433-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1018621-
Descrição: dc.descriptionEste artigo se originou de uma pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação Matemática, da Universidade Federal de Ouro Preto, por meio da qual os alunos do 2o ano do Ensino Médio, de uma escola da rede privada em Minas Gerais, investigaram os conceitos de análise combinatória e as suas possibilidades na análise das fichas de prescrição de treino, visando minimizar o problema do congestionamento de aparelhos entre os frequentadores da modalidade de musculação, nas academias em horários de pico. O objetivo deste artigo é apresentar uma possibilidade de diálogo entre os campos da Educação Física e a Matemática mediado por uma prática de Modelagem Matemática fundamentada em sua perspectiva sociocrítica. A abordagem metodológica utilizada foi uma adaptação da Teoria Fundamentada nos Dados, que norteou os pesquisadores na elaboração dos instrumentos de coleta de dados, bem como na análise dos dados e na interpretação dos resultados obtidos nesse estudo. Os participantes utilizaram o seu conhecimento matemático para analisar e elaborar modelos de prescrição de fichas de treino, propiciando o desenvolvimento da criticidade e da reflexão sobre as práticas adotadas nas academias referentes à gestão dos treinos e à qualidade do atendimento oferecido pelos instrutores, bem como sobre o papel da Matemática em outros campos do conhecimento.-
Descrição: dc.descriptionThis article originated from a research developed in the Professional Master in Mathematics Education, at the Universidade Federal de Ouro Preto, through which 2nd year students in a private school in Minas Gerais, investigated the concepts of combinatorial analysis and its possibilities to analyze the training prescription sheets aiming to minimize the congestion of equipment among the users of the bodybuilding modality, in the training gyms during peak hours. The objective of this article is to present a possibility of dialogue between the fields of physical education and mathematics mediated by a practice of mathematical modelling based on its sociocritical perspective. The methodological approach used was an adaptation of the grounded theory, which guided researchers in the elaboration of data collection instruments, as well as in data analysis and interpretation of the results obtained in this study. Participants used their mathematical knowledge to analyze and elaborate prescription templates for training sheets, enabling the development of criticality and reflection on the practices adopted in the academies regarding the management of training and the quality of service offered by instructors, as well as on the role of mathematics in other fields of knowledge.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste trabalho está sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: o PDF do artigo-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise combinatória-
Palavras-chave: dc.subjectFichas de prescrição de treino-
Palavras-chave: dc.subjectPerspectiva sociocrítica-
Palavras-chave: dc.subjectAcademias de treino-
Título: dc.titlePossibilidades de diálogo entre a educação física e a matemática por meio do desenvolvimento de uma prática de modelagem matemática.-
Título: dc.titlePossibilities of dialogue between physical education and mathematics through the development of a mathematical modelling practice.-
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