Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Ricardo Carlos | - |
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Ricardo Carlos | - |
Autor(es): dc.contributor | Quilici, Cassiano Sydow | - |
Autor(es): dc.contributor | Dias, Luciana da Costa | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Andrey Tamarozzi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:34:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:34:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14776 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1018587 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação propõe um estudo das zonas de vizinhança entre o trabalho de atuação e a prática da cartografia elaborada por Deleuze & Guattari, considerando que ambas têm como ponto de intersecção a criação de um tipo de sensibilidade capaz apreender e avaliar os microdeslocamentos: acidentes de percurso, interrupções e desvios que mudam o trajeto planejado, que ocorrem numa escala microperceptiva e afetiva. Partimos dos relatos de três experiências vividas no contexto da formação de atores e atrizes, nas quais se manifestou a presença de deslocamentos dessa natureza, e de seus desdobramentos pelas bordas do teatro, na fronteira com a literatura de Kafka, a pedagogia de Deligny e a filosofia de Deleuze & Guattari, objetivando extrair desses passeios a matéria prima para a confecção de ferramentas com as quais seja possível intervir no plano da sensação. Ao final, fazemos um exame de nove elementos coletados durante os passeios, sugerindo encaminhamentos para a construção teórica e prática de uma metodologia do trabalho do artista da cena que leve em consideração a formação sensível. | - |
Descrição: dc.description | This dissertation proposes a study of the neighbouring zones between acting work and the cartographic practice developed by Deleuze & Guattari, considering that both have as intersection point the creation of a kind of sensibility capable of apprehending and evaluating the micro-displacements: route disturbances, interruptions and detours that sway from the planned path, that occur in a micro-perceptive and affective scale. Starting from reports of three lived experiences in the context of actors and actresses' education, in which the presence of displacements of this sort manifested, and of its unfolding through the edges of theatre, bordering Kafka's literature, Deligny's pedagogy and the philosophy of Deleuze & Guattari, aiming to extract from these meanders the raw material for confecting tools to make intervening in the realm of sensation possible. In the end, we examine nine elements collected throughout these meanders, suggesting ways forward for the theoretical and practical construction of a methodology of the scene artist, that takes into consideration the development of sensitivity. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 02/07/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representação teatral | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa - metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movimento - representação teatral | - |
Título: dc.title | Microdeslocamentos : linhas cartográficas no trabalho de atuação. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: