Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mollo, Helena Miranda | - |
Autor(es): dc.contributor | Mollo, Helena Miranda | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Adriane Aparecida Vidal | - |
Autor(es): dc.contributor | Araújo, Patrícia Vargas Lopes de | - |
Autor(es): dc.contributor | Dias, Luciana da Costa | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Luisa Rauter | - |
Autor(es): dc.creator | Gonçalves, Sheila Lopes Leal | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:34:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:34:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9358 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1018583 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | O objetivo dessa tese é investigar o político na história do teatro carioca e bonaerense, com ênfase em agentes históricos marginalizados. Para isso, fiz uma apresentação do cenário artístico nas cidades selecionadas, e também uma análise de suas respectivas conjunturas políticas, seus costumes sociais e considerações sobre a censura às peças. Atenta às variadas abordagens inseridas no estudo do teatro, esse trabalho também trata da ambiência do teatro com a leitura dos seguintes periódicos: Correio das Modas (RJ, 1839), La moda (BS, 1838), Jornal das Senhoras (RJ, 1853), e Álbum de Señoritas (BS, 1856). Uma das propostas dessa tese é a de explanar o teatro para além da circunscrição das casas de espetáculos, do palco em si. O teatro também acontecia antes das cortinas serem levantadas, ele começava nas especulações cravadas em crônicas e anúncios de jornal, no preparo do repertório, no processo da censura, no debate sobre o que vestir para a ocasião. Da mesma forma, ele se estendia após fechadas as cortinas: a crítica às apresentações era imprensa e publicamente debatida. Além de contextualizar e ressignificar a história do teatro, em sua acepção política e de apresentar como moda, política e dramaturgia podem oferecer interessantes perspectivas analíticas, coube ainda investigar o texto teatral e sua linguagem. Assim, apresento o estudo de duas peças: o Theatrinho do Senhor Severo e O Gigante Amapolas. Como resultado, fica patente que, embora oriundas de contextos de produção distintos, ambas as peças lançam mão do humor e do vocabulário popular para expandir a linguagem política republicana/revolucionária, antes restrita a uma elite intelectual. | - |
Descrição: dc.description | The purpose of this dissertation is to investigate the political in the history of theater in Rio de Janeiro and Buenos Aires, with emphasis on marginalized historical agents. For that, I gave a presentation of the artistic scene in the cities selected, as well as an analysis of their respective political conjunctures, their social customs and considerations about the censorship of the plays. Aware to assorted approaches inserted in the study of theater, this work also deals with its ambience by the study of the following periodicals: Correio das Modas (RJ, 1839), La moda (BS, 1838), Jornal das Senhoras (RJ, 1853), e Álbum de Señoritas (BS, 1856). One of the goals here is to display the theater beyond the circumscription of the concert halls and the stage itself. The theater also happened before the curtains were raised; it began in speculations driven by chronicles and newspaper ads, in the preparation of the repertoire, in the censorship process, in the debate on what to wear for the occasion. In the same way, it extended after the curtains were closed: the criticism of the presentations was in the press and publicly debated. In addition to contextualizing and reframing the history of theater in its political meaning and to relate it to fashion, offering interesting analytical perspectives, it was possible to investigate the theatrical text and its language. Thus, I present the study of two pieces: o Theatrinho do Senhor Severo e O Gigante Amapolas. As result, it is clear that, although originating from distinct contexts of production, both pieces resort to humor and popular vocabulary to expand republican / revolutionary political language, once restricted to an intellectual elite. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 17/01/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | América Latina - História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro - literatura | - |
Título: dc.title | O teatro e o político : práticas sociais no Rio de Janeiro e em Buenos Aires (1830-1850). | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: