“Até que a última ARMY Bomb se apague" : as experiências afetivas do fandom ARMY diante do acontecimento do Dinner Party 2022.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPrado, Denise Figueiredo Barros do-
Autor(es): dc.contributorPrado, Denise Figueiredo Barros do-
Autor(es): dc.contributorSimões, Paula Guimarães-
Autor(es): dc.contributorPinto, Carlos Fernando Jáuregui-
Autor(es): dc.creatorGonçalves, Laís Limonta-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:34:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:34:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-17-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20328-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1018545-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa analisa o movimento afetivo dos fãs diante do acontecimento (Quéré, 2005; 2010; 2012) do Dinner Party 2022, promovido pelo grupo de K-pop BTS. Exploram-se os afetos decorrentes desse fenômeno de ruptura na parte lusófona do fandom (chamado de ARMY) por meio das conversações entre os fãs nos comentários dos vídeos do Dinner Party 2022 no YouTube (original e repostagens realizadas por fanbases). Para isso, desenvolvem-se as perspectivas de fã e fandom enquanto sujeitos e espaços em que se estabelecem, organizam e prosperam por meio dos laços afetivos (Grossberg, 1992; Maffesoli, 2004; 2006). Enquanto um acontecimento, o evento é considerado um catalisador de revelações significativas na experiência dos sujeitos e, a partir da teoria de Hilgert (2000), analisam-se as postagens sob a perspectiva de serem representações autênticas das reações experimentadas pelos sujeitos. A análise classifica os comentários em cinco reações: Reação afetiva; Comunidade de interações; Reafirmação identitária; Afetividade altruísta; e Afetividade autocentrada. Por meio delas percebe-se que o fandom utilizou a comunicação com o intuito de acalmar as instabilidades do acontecimento sofrido; ademais, percebe-se que o ato de comunicar, além de poder representar diferentes afetos sentidos dos ARMYs, reflete a cultura fandômica e local na qual estão inseridos, no caso a brasileira.-
Descrição: dc.descriptionThe research analyzes the affective motion of fans in the face of the Dinner Party 2022 event (Quéré, 2005; 2010; 2012), held by the K-pop group BTS. It explores the affections resulting from this phenomenon of rupture in the Lusophone part of the fandom (called ARMY) through the conversations between fans in the comments of the Dinner Party 2022 videos on YouTube (original and reposts made by fanbases). To do this, this paper develops the perspectives of fan and fandom as individuals and spaces in which affective ties are established, organized and flourished (Grossberg, 1992a, 1992b; Maffesoli, 2004; 2006). As an event, the occasion is considered a catalyst for significant revelations in the individuals' experience and, based on Hilgert's theory (2000), the posts are analyzed from the perspective of being authentic representations of the reactions experienced by the individuals. The analysis classifies the comments into five types of reaction: Affective reaction; Community of interactions; Identity reaffirmation; Altruistic affectivity; and Self-centered affectivity. Through them, it can be seen that the fandom used communication to defuse the instability of the event suffered; moreover, it can be seen that the act of communicating, as well as being able to represent the different affections felt by the ARMYs, reflects the fandom and local culture to which they belong, in this case the Brazilian one.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 09/06/2025 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectAfeto - psicologia-
Palavras-chave: dc.subjectBTS - conjunto musical-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento humano-
Palavras-chave: dc.subjectConversação-
Palavras-chave: dc.subjectFãs - pessoas-
Título: dc.title“Até que a última ARMY Bomb se apague" : as experiências afetivas do fandom ARMY diante do acontecimento do Dinner Party 2022.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.