Uso de estratégias metológicas no ensino de física, matemática e química : relato de caso de uma ação extensionista.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorVieira, Karla Moreira-
Autor(es): dc.creatorCorrêa, Savio Figueira-
Autor(es): dc.creatorMacedo, Shirley da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:34:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:34:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20550-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1018538-
Descrição: dc.descriptionEste artigo de cunho relato objetivou apresentar várias propostas metodológicas no processo de ensino e aprendizagem de Física, Matemática e Química nos Ensinos Fundamental e Médio. Os problemas físicos, as reações químicas e as situações problemas da Matemática quando contextualizados, aproxima os alunos do conteúdo a ser ensinado com naturalidade, trazendo os mesmos para serem protagonistas do seu aprendizado. Através de participações conjuntas em escolas pública e privada da cidade de João Monlevade-MG, foi possível desenvolver com diferentes grupos de alunos do Ensino Fundamental e Médio diversas atividades que fizeram parte da composição dos conteúdos específicos que os alunos estavam estudando, e que posteriormente seriam estudados. Os relatos demonstram a possibilidade de construir diferentes metodologias no ensino de Física, Matemática e Química, dando voz e visibilidade principalmente nos territórios de atuação de educadores e educadoras dos sistemas de ensino.-
Descrição: dc.descriptionThis report article aimed to present several methodological proposals in the teaching and learning process of Physics, Mathematics and Chemistry in Elementary and High School. Physical problems, chemical reactions and problem situations in Mathematics, when contextualized, bring students closer to the content to be taught naturally, bringing them to be protagonists of their learning. Through joint participation in public and private schools in the city of João Monlevade-MG, it was possible to develop different activities with different groups of elementary and high school students that were part of the composition of the specific contents that the students were studying, and that later would be studied. The reports demonstrate the possibility of constructing different methodologies in the teaching of Physics, Mathematics and Chemistry, giving voice and visibility mainly in the territories where educators and educators in the education systems operate.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherSynapse-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsOs livros editados pela Synapse Editora, por serem de acesso livre, Open Access, é autorizado o download da obra, bem como o seu compartilhamento, respeitando que sejam referenciados os créditos autorais. Não é permitido que a obra seja alterada de nenhuma forma ou usada para fins comerciais. Fonte: PDF do livro.-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectSistemas de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAção extensionista-
Título: dc.titleUso de estratégias metológicas no ensino de física, matemática e química : relato de caso de uma ação extensionista.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.