Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Vieira, Karla Moreira | - |
Autor(es): dc.creator | Corrêa, Savio Figueira | - |
Autor(es): dc.creator | Macedo, Shirley da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:34:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:34:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20550 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1018538 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo de cunho relato objetivou apresentar várias propostas metodológicas no processo de ensino e aprendizagem de Física, Matemática e Química nos Ensinos Fundamental e Médio. Os problemas físicos, as reações químicas e as situações problemas da Matemática quando contextualizados, aproxima os alunos do conteúdo a ser ensinado com naturalidade, trazendo os mesmos para serem protagonistas do seu aprendizado. Através de participações conjuntas em escolas pública e privada da cidade de João Monlevade-MG, foi possível desenvolver com diferentes grupos de alunos do Ensino Fundamental e Médio diversas atividades que fizeram parte da composição dos conteúdos específicos que os alunos estavam estudando, e que posteriormente seriam estudados. Os relatos demonstram a possibilidade de construir diferentes metodologias no ensino de Física, Matemática e Química, dando voz e visibilidade principalmente nos territórios de atuação de educadores e educadoras dos sistemas de ensino. | - |
Descrição: dc.description | This report article aimed to present several methodological proposals in the teaching and learning process of Physics, Mathematics and Chemistry in Elementary and High School. Physical problems, chemical reactions and problem situations in Mathematics, when contextualized, bring students closer to the content to be taught naturally, bringing them to be protagonists of their learning. Through joint participation in public and private schools in the city of João Monlevade-MG, it was possible to develop different activities with different groups of elementary and high school students that were part of the composition of the specific contents that the students were studying, and that later would be studied. The reports demonstrate the possibility of constructing different methodologies in the teaching of Physics, Mathematics and Chemistry, giving voice and visibility mainly in the territories where educators and educators in the education systems operate. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Synapse | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Os livros editados pela Synapse Editora, por serem de acesso livre, Open Access, é autorizado o download da obra, bem como o seu compartilhamento, respeitando que sejam referenciados os créditos autorais. Não é permitido que a obra seja alterada de nenhuma forma ou usada para fins comerciais. Fonte: PDF do livro. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistemas de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ação extensionista | - |
Título: dc.title | Uso de estratégias metológicas no ensino de física, matemática e química : relato de caso de uma ação extensionista. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: