‘Minas Gerais é muitas’ : negros e brancos nas escolas do Sul de Minas, no século XIX.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorFonseca, Marcus Vinícius-
Autor(es): dc.creatorBatista, Vanessa Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:34:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:34:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19561-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e209-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1018533-
Descrição: dc.descriptionNeste artigo elaboramos um perfil do público das escolas de instrução elementar da região tradicionalmente conhecida como Sul de Minas. Utilizamos como material de análise uma documentação censitária relativa à província de Minas Gerais, dos anos de 1830. Esse material permitiu estabelecer características como o perfil racial e socioeconômico dos alunos e aspectos relativos a seus grupos familiares. Elaboramos também uma comparação do público das escolas da região sul com o da região central de Minas. Isso tornou evidente a singularidade da população que acessava as escolas da região e a importância de se levar em consideração a diversidade regional nas análises sobre a história da educação em Minas Gerais, no século XIX.-
Descrição: dc.descriptionIn this article we elaborated a profile of the public of elementary schools in the region traditionally known as Sul de Minas. We used as a material of analysis a census documentation related to the province of Minas Gerais, from the 1830s. This material allowed us to establish characteristics such as the racial and socioeconomic profile of the students and aspects related to their family groups. We also elaborated a comparison of the public of schools in the southern region with that of the central region of Minas Gerais, which made evident the uniqueness of the population that accessed the school in the region and also the importance of taking into account regional diversity in the analysis of history education in Minas Gerais in the 19th century.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste artigo é publicado na modalidade Acesso Aberto sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 (CC-BY 4). Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectSul de Minas-
Palavras-chave: dc.subjectSéculo XIX-
Palavras-chave: dc.subjectRelações raciais-
Título: dc.title‘Minas Gerais é muitas’ : negros e brancos nas escolas do Sul de Minas, no século XIX.-
Título: dc.title‘Minas Gerais é muitas’ : blacks and whites in schools in the south of Minas, in the 19th century.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.