
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Deodato, André Augusto | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Marli Regina dos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:34:03Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:34:03Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19454 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1018529 | - |
| Descrição: dc.description | One of the first pandemic outcomes in Brazil was academic calendar suspension. Teachers and undergraduates saw themselves in need of thinking about alternatives to access and share the valued historically and socially accumulated knowledge. Once stopped by this situation, and by being aware of the existing demand by the Mathematics field for the production of knowledge related to Probability teaching, we adjusted and provided the workshop in remote format. It was made available on a communication platform at a time when such a format was not yet popular. We were guided by the following enquiry: how could participation in the workshop, and made possible by the cyberspace, echo on a group of teachers and undergraduates? Thus, the herein reported investigation is methodologically based on assumptions of a qualitative research aimed at analyzing the material resulting from audio and video recordings, based on participant speeches’ transcriptions, as well as on answers in the workshop evaluation form. The analysis was theoretically supported by concepts found in the Historical-Cultural tradition. It has shown that participation echoed differently on distinct participants - this finding shows lack of consensus among them about whether is feasible, or not, if one has in mind Mathematics remote classroom. It has also shown that such differences are related to non-appropriation of some artifacts by several participants. Nevertheless, we have noticed that participants started seeing possibilities of actions right at the beginning of the remote classes, and it has pointed towards the fact that this appropriation could actually come true. | - |
| Descrição: dc.description | En Brasil, uno de los desarrollos iniciales de la pandemia de COVID-19 fue la suspensión del calendario académico. En este contexto, docentes y estudiantes de pregrado se vieron enfrentados a la necesidad de pensar alternativas para acceder y compartir el conocimiento escolar. Impulsados por esta situación, hicimos adaptaciones y ofrecimos el curso corto, en formato remoto, a través de una plataforma de comunicación en un momento en que aún no se había popularizado. Teniendo esta experiencia como objeto de reflexión, y haciendo uso del diálogo sobre tecnologías y ciberespacio, elaboramos este trabajo, guiados por la siguiente pregunta: ¿cómo se adapta la participación en el minicurso al formato a distancia, e hizo posible por el ciberespacio, reverberar en un grupo de profesores y estudiantes? Así, llevamos a cabo una investigación cualitativa cuyo material empírico consistió en la grabación de audio y video del minicurso, las transcripciones de los discursos de los participantes, así como las respuestas al formulario de evaluación. El análisis, anclado en la tradición Histórico- Cultural, reveló que la participación repercutió de diferente manera en los participantes, indicando que no hubo consenso entre ellos sobre si el minicurso era viable frente a la Aula a distancia de Matemáticas. También mostró que tales diferencias estaban relacionadas con la no apropiación, por parte de la mayoría de los profesores y estudiantes universitarios, de algunos artefactos presentados. Además, notamos que los participantes comenzaron a vislumbrar posibilidades de acciones, en un momento inicial del contexto remoto, señalando direcciones para que esa apropiación pudiera ocurrir. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | O periódico Cenas Educacionais permite redistribuição não comercial, desde que seja atribuído o crédito ao autor e que a obra não seja alterada de nenhuma forma (CC BY-NC-ND). Fonte: Miguilim <https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/7850>. Acesso em: 01 nov. 2024. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Remote mathematics’ classroom | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cyberspace | - |
| Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Historical-cultural theory of the activity | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Digital technologies | - |
| Título: dc.title | The Horse Race Workshop adjusted to the remote format : teachers and undergraduates’ weighing. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: