
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Tumialán Bonilla, María del Carmen | - |
| Autor(es): dc.creator | Rosa, Milton | - |
| Autor(es): dc.creator | Fernández Auccahuallpa, Roxana | - |
| Autor(es): dc.creator | Escobar Reyes, María Eugenia | - |
| Autor(es): dc.creator | Padrón Martínez, Oswaldo Jesús | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:33:59Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:33:59Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11441 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://journalofmathematicsandculture.files.wordpress.com/2018/12/FINAL-Articulo-Journal_Final_EIB_Enomatema%CC%81tica_08_04.pdf | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1018504 | - |
| Descrição: dc.description | La diversidad es inherente a la condición humana. En América del Sur se manifiesta en la existencia de más de 600 pueblos indígenas y otros grupos culturales minoritarios, marginados históricamente por los sistemas educativos y la política social, que, como consecuencia de ese abandono, obtienen los peores resultados en logros de aprendizaje en matemáticas. Sobre esta realidad se edificó esta investigación con el objetivo de conocer, primero, la situación de la dimensión matemática en Educación Intercultural Bilingüe (EIB) y la Educación Matemática de algunos grupos culturales en países latinoamericanos como Brasil, Chile, Ecuador, Perú, y Venezuela y, posteriormente, proponer alternativas que contribuyan a solucionar la problemática relacionada con el proceso de enseñanza y aprendizaje en matemáticas en estudiantes bilingües. | - |
| Descrição: dc.description | Diversity is inherent in the human condition. In South America, diversity is manifested in the existence of more than 600 indigenous peoples and other minority cultural groups who are historically marginalized by educational systems and social policies in which, as a consequence of that abandonment, obtain the worst results in learning achievements in mathematics. The objective of this article is, first, to understand the situation of the mathematical dimension in Intercultural Bilingual Education (IBE) and the mathematics education of some cultural groups in Latin American countries, such as, Brazil, Chile, Ecuador, Peru, and Venezuela and, later, propose alternatives that may contribute to solving entrenched problems related to the process of teaching and learning processes in the mathematics of diverse bilingual students. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | es | - |
| Direitos: dc.rights | restrito | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bilingüismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Diversidad | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educación intercultural bilingüe | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educación matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interculturalidad | - |
| Título: dc.title | Un estudio de la educación matemática, intercultural y bilingüe en Sudamérica : una perspectiva etnomatemática. | - |
| Título: dc.title | A study of mathematical, intercultural and bilingual education in South America : an ethnomathematical perspective. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: