
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Tonini, Adriana Maria | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:33:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:33:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3803 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1018463 | - |
| Descrição: dc.description | No Brasil e no mundo, o progresso tecnológico e o crescimento econômico de um país dependem da formação em engenharia. Nesse sentido, justifica-se a necessidade de investigações que alinhavem algumas interações entre essa área profissional e as políticas educacionais do ensino superior, em especial, dos cursos de engenharia. Assim, este artigo tem por objetivo apresentar o contexto histórico, econômico e político do curso de Engenharia, tentando explicar como este sempre esteve relacionado ao sistema de produção econômica do país e ao desenvolvimento geoeconômico e político que vem simultaneamente atrelado a novas perspectivas de formação nessa área. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | A Revista de Ensino de Engenharia permite aos usuários distribuir os artigos publicados na revista on-line. Fonte: Revista de Ensino de Engenharia <http://revista.educacao.ws/revista/index.php/abenge/about/editorialPolicies#openAccessPolicy>. Acesso em: 24 jan. 2017. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Engenharia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Políticas públicas | - |
| Título: dc.title | Contexto histórico, econômico e político da engenharia no Brasil : do século XVIII ao século XXI. | - |
| Título: dc.title | Historical, economic and political context of engineering in Brazil : from the 18th century to the 21st century. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: