A contribuição da gestão do conhecimento do consumidor para o desenvolvimento da capacidade de sensing : um estudo de caso em uma empresa de serviços do setor imobiliário.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPereira, Alana Deusilan Sester-
Autor(es): dc.contributorMorais, Isabela Carvalho de-
Autor(es): dc.contributorMorais, Isabela Carvalho de-
Autor(es): dc.contributorGomes, Frederico César de Vasconcelos-
Autor(es): dc.contributorGaspar, Marcos Antônio-
Autor(es): dc.creatorSantos, Mayara Fernanda Silva e-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:33:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:33:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19340-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1018437-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Departamento de Engenharia de Produção, Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionDiante do crescente aumento da competitividade entre as empresas, identificar oportunidades é essencial para as empresas se destacarem e sobreviverem no mercado. Em virtude disso, é de fundamental importância levar em consideração a visão dos consumidores para melhorar a percepção de mercado das organizações. Em vista disso, este trabalho objetiva propor um modelo empírico, apresentando como a empresa de serviços do setor imobiliário, objeto de estudo, monitora informações sobre os consumidores e, a partir disso, desenvolve a capacidade de sensing para se ajustar ao ambiente. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre capacidades dinâmicas, gestão do conhecimento e consumidor, e identificaram-se limitações que elucidam uma lacuna nos trabalhos publicados, uma vez que não abordam como o conhecimento adquirido por meio de pesquisas sobre o consumidor é monitorado e gerenciado, visando desenvolver capacidades dinâmicas. Sendo assim, a metodologia adotada é de cunho qualitativo e foi utilizado o estudo de caso como método. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas como instrumento de coleta de dados. Por fim, para a análise dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Como resultado, foi proposto um modelo apresentando a interdependência entre as atividades de sensing e o processo de gestão do conhecimento, caracterizando uma coevolução. O modelo incorpora informações e práticas utilizadas pela empresa desde a captação de dados externos até o processo de aplicação do conhecimento. Sendo assim, à medida que a organização aprimora a capacidade de sensing e o desenvolvimento das demais atividades de gestão do conhecimento, as capacidades dinâmicas também evoluem.-
Descrição: dc.descriptionGiving the increasing competitiveness among companies, identifying opportunities is essential for companies to stand out and survive in the market. Therefore, it is of fundamental importance to take into account the consumer's vision to improve the market perception of organizations. In view of this, this work aims to propose an empirical model, presenting how the real estate service company, the object of study, monitors information about consumers and, from this, develops the capacity to sense to adapt to the environment. To this end, a bibliographic survey was carried out on dynamic capabilities, knowledge management, and consumers, and limitations were identified that elucidate a gap in the published works, since they do not address how the knowledge acquired through consumer research is monitored and managed, aiming to develop dynamic capabilities. Thus, the methodology adopted is qualitative and the case study was used as a method. Semi-structured interviews were conducted as a data collection instrument. Finally, for data analysis, the content analysis technique was used. As a result, a model was proposed presenting the interdependence between sensing activities and the knowledge management process, characterizing a coevolution. The model incorporates information and practices used by the company from the collection of external data to the process of applying knowledge. Thus, as the organization improves its sensing capacity and the development of other knowledge management activities, dynamic capabilities also evolve.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 09/12/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais.-
Palavras-chave: dc.subjectGestão do conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectEficiência organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectSensoriamento remoto-
Palavras-chave: dc.subjectConsumidor-
Título: dc.titleA contribuição da gestão do conhecimento do consumidor para o desenvolvimento da capacidade de sensing : um estudo de caso em uma empresa de serviços do setor imobiliário.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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