As biografias educativas como fonte de pesquisa e estudo no campo da formação docente : notas iniciais para uma discussão teórico/metodológica.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCunha, Maria Amália de Almeida-
Autor(es): dc.creatorNunes, Célia Maria Fernandes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:33:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:33:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-08-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-08-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9503-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.15536/thema.14.2017.9-13.489-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1018425-
Descrição: dc.descriptionEste artigo busca analisar uma tendência teórica, mas sobretudo metodológica, que vem se constituindo como um campo rico de estudos e pesquisas na área da formação docente: as narrativas biográficas, os estudos de memórias de formação elaboradas pelos professores em exercício ou em formação. Recorrem na escrita de memoriais que podem ser percebidos como uma ferramenta de reflexão biográfica a respeito da formação inicial e continuada, momento em que são expostos os desafios, as dificuldades e as crises da vida profissional, a partir de lembranças sobre o passado escolar e das reflexões sobre o presente e o devir. Sem pretender fazer um balanço da bibliografia já existente e muito menos esgotar o tema, pretende-se com esta discussão inicial situar o debate sobre os estudos biográficos como fonte teórico-metodológica e suas contribuições na formação docente.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsOs trabalhos publicados na Revista Thema estão sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Revista Thema <http://revistathema.ifsul.edu.br/index.php/thema/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 11 mar. 2020.-
Palavras-chave: dc.subjectExperiências de vida e formação-
Palavras-chave: dc.subjectBiografias educativas-
Palavras-chave: dc.subjectFormação inicial e continuada de professores-
Título: dc.titleAs biografias educativas como fonte de pesquisa e estudo no campo da formação docente : notas iniciais para uma discussão teórico/metodológica.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.