
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Franco, Juliana Rocha | - |
| Autor(es): dc.creator | Borges, Priscila Monteiro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:33:48Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:33:48Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14964 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.degruyter.com/document/doi/10.1515/sem-2018-0088/pdf | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1515/sem-2018-0088 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1018416 | - |
| Descrição: dc.description | The purpose of this article is to explore the concept of diagram and diagrammatic reasoning involving semiotics in its three branches and not only in speculative grammar. We will concentrate on the apprehension of the move- ment of reasoning, which diagrammatically begins with speculative grammar, runs through critical logic, and consolidates at methodeutics. We seek to apply the trichotomic logic of Peirce to list the modes of reasoning with diagrams. Our intention is to move away from the categorization as taxonomy, and try to understand how sign classes can be used in the inferential process. Thus, considering a possible relationship between the hypoicon, the three classes of iconic signs in the system of ten classes of signs, and the methods of inference, we suggest three subclasses of diagrams in inferential terms that may offer a grading system, which would present degrees of accuracy or probative capacity. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Direitos: dc.rights | restrito | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Diagram | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Diagrammatic reasoning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Peirce | - |
| Título: dc.title | Diagrammatic relations of probative strength and inferential progression through semiotics. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: