Transformações geométricas no plano : atividades para o 8.º ano do ensino fundamental.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSilva, Pedro Henrique Lopes-
Autor(es): dc.creatorViana, Marger da Conceição Ventura-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:33:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:33:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-03-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14608-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1018391-
Descrição: dc.descriptionEste artigo apresenta atividades de um minicurso apresentado aos participantes do XII Encontro Nacional de Educação Matemática, realizado na cidade de São Paulo, de 13 a 16 de julho de 2016. Tais atividades integram uma pesquisa de natureza qualitativa de que uma turma do 8.º ano do Ensino Fundamental permitiu a constituição da amostra. Resulta, então, de uma pesquisa qualitativa que objetivou contribuir para o desenvolvimento do processo de ensino/aprendizagem da congruência de figuras planas, por meio de transformações geométricas tendo como fundamentação teórica o Paradigma Histórico Cultural de Vigotski. A amostra foi baseada em critérios pragmáticos e teóricos. Na análise dos dados foi utilizado o enfoque indutivo procurando compreender os fenômenos segundo a perspectiva dos participantes da situação em estudo. Explica-se que tais atividades, que envolvem transformações geométricas, tiveram a intenção de contribuir para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem de conteúdos da Geometria Euclidiana Plana relacionados com a congruência de figuras planas.-
Descrição: dc.descriptionThis article presents activities of a minicourse presented to the participants of the XII National Meeting of Mathematics Education, held in the city of São Paulo, from 13 to 16 July 2016. These activities are part of a qualitative research that a class from the 8th grade of Elementary School allowed the constitution of the sample. It results, then, from a qualitative research that aimed to contribute to the development of the teaching/learning process of congruence of flat figures, by means of geometric transformations having as theoretical basis Vigotski's Historical Cultural Paradigm. The sample was based on pragmatic and theoretical criteria. The data analysis was based on an inductive approach, seeking to understand the phenomena from the perspective of the participants of the situation under study. It is explained that these activities, which involve geometric transformations, had the intention of contributing to the development of the teaching and learning process of Euclidean Flat Geometry contents related to the congruence of flat figures.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Brazilian Journal of Development permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/1253>. Acesso em: 18 maio 2020.-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria das transformações-
Palavras-chave: dc.subjectCongruência de figuras planas-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de ensino/aprendizagem de geometria-
Palavras-chave: dc.subjectCongruence of plane figures-
Palavras-chave: dc.subjectProcess of teaching/learning geometry-
Título: dc.titleTransformações geométricas no plano : atividades para o 8.º ano do ensino fundamental.-
Título: dc.titleGeometric transformations in the plan : activities for the 8th grade of elementary school.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.