Coletivo Teatral La Mandrágora : arte e territorialidade como resistência à necropolítica em Viña del Mar, Chile.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGasperi, Marcelo Eduardo Rocco de-
Autor(es): dc.contributorSilva, Eder Rodrigues da-
Autor(es): dc.contributorGasperi, Marcelo Eduardo Rocco de-
Autor(es): dc.contributorSilva, Eder Rodrigues da-
Autor(es): dc.contributorPereira, Elvina Maria Caetano-
Autor(es): dc.contributorLa Rosa, Sara Del Carmen Rojo de-
Autor(es): dc.creatorHevia Mayorga, Cristian Daniel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:33:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:33:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-01-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18703-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1018374-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes, Instituto de Filosofia, Arte e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa analisa parte das relações entre arte e comunidade, a partir do trabalho artístico e sociocultural desenvolvido há mais de vinte anos pelo Centro Cultural e Coletivo Teatral La Mandrágora na periferia da cidade de Viña del Mar, na região de Valparaíso, Chile, mais especificamente no morro Achupallas. Com base nisso, investigo e reflito sobre o diálogo que o trabalho teatral de La Mandrágora estabelece com seu território, Achupallas, por meio dos vínculos e vivências construídos. O presente estudo traz reflexões acerca do diálogo territorial gerado pelas ações de La Mandrágora e de como estas se tornam um dispositivo de resistência frente à Necropolítica (Mbembe, 2016) e às práticas políticas vigentes. Neste estudo, serão analisadas três peças teatrais criadas na última década, que emergem do diálogo com a realidade e os problemas do território onde La Mandrágora está inserido. Por fim, esta dissertação aprofunda-se nas práticas cênicas latino-americanas desenvolvidas em espaços marginalizados, buscando identificar suas raízes em relação ao território originário. A pesquisa também examina parte das práticas socioculturais do Coletivo Teatral La Mandrágora, que hoje confrontam as políticas de estados neoliberais, permitindo uma melhor compreensão das relações entre teatro e território e uma reflexão sobre a arte teatral como espaço e dispositivo de resistência à Necropolítica.-
Descrição: dc.descriptionEsta investigación analiza parte de las relaciones entre arte y comunidad a partir del trabajo artístico y sociocultural que el Centro Cultural y colectivo Teatral La Mandrágora viene desarrollando hace más de veinte años en la periferia de la ciudad de Viña del Mar (Región de Valparaíso, Chile); más específicamente, en el cerro de Achupallas. Considerando esto, investigo y reflexiono sobre el diálogo que se genera entre el trabajo teatral de La Mandrágora y su territorio Achupallas a partir de los vínculos y experiencias vividas. Este trabajo trae reflexiones sobre el diálogo con el territorio de las acciones realizadas por La Mandrágora y cómo estas se convierten en un dispositivo de resistencia frente a la Necropolítica (Mbembe, 2016) y a las prácticas políticas actuales. En este estudio se analizarán tres piezas teatrales creadas en la última década, que nacen del diálogo con la realidad y problemática del territorio donde se ubica La Mandrágora. Finalmente, esta disertación profundiza en las prácticas escénicas latinoamericanas desarrolladas en espacios marginados para identificar sus raíces en relación con su propio territorio original. La investigación también analiza parte de las prácticas socioculturales del Colectivo Teatral La Mandrágora que hoy confrontan las políticas de los estados neoliberales; también permite comprender mejor algunas relaciones entre teatro y territorio y reflexionar sobre el Arte Teatral como espacio y dispositivo de resistencia a la Necropolítica.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 24/09/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais.-
Palavras-chave: dc.subjectCultura-
Palavras-chave: dc.subjectNecropolítica-
Palavras-chave: dc.subjectLa Mandrágora-
Palavras-chave: dc.subjectTerritorialidade-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro latino-americano-
Título: dc.titleColetivo Teatral La Mandrágora : arte e territorialidade como resistência à necropolítica em Viña del Mar, Chile.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.