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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Lopes, Aldo Peres Campos e | - |
| Autor(es): dc.creator | Reis, Frederico da Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:33:33Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:33:33Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12544 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.25090/remat25269062v16n232019p449a469 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1018299 | - |
| Descrição: dc.description | A disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I tem sido responsável por altos índices de reprovação e evasão. Assim, é importante refletir acerca do ensino e da aprendizagem de conceitos do Cálculo. Uma abordagem possível para essa disciplina é por meio da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas – ABP (em inglês, Problem-Based Learning – PBL). Entretanto, há poucas pesquisas envolvendo essa metodologia e sua utilização em disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral. Neste trabalho, por meio de investigação da própria prática, utilizamos a ABP em turmas de Engenharia, objetivando responder à seguinte questão: Quais são as potencialidades do uso da ABP no ensino de derivadas na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I, possibilitando a resolução de problemas reais? Os problemas escolhidos envolveram otimização e aplicações de derivadas. Constatamos que o uso da ABP possui aspectos positivos como uma potencialização da atenção e do interesse por parte dos estudantes, a viabilização de uma interação significativa com os colegas, além do aumento da percepção da necessidade de estudos e pesquisas para se resolver um problema real. Algumas situações inusitadas ocorreram, tais como a resolução de um problema de maneiras diferentes da tradicionalmente prevista, as dificuldades relacionadas à compreensão dos problemas, bem como confusão e erros no uso de conteúdos prévios. Houve uma maior motivação e um engajamento da maioria dos estudantes em relação a uma aula tradicional e, embora tenham apresentado dificuldades, eles conseguiram associar a teoria com a prática. Por meio da inserção de problemas motivadores, determinados obstáculos ligados à aprendizagem de Cálculo podem ser atenuados / superados. | - |
| Descrição: dc.description | For many students, the discipline of Differential and Integral Calculus is abstract, difficult, with many mathematical symbolsand boring. This discipline has been responsible for high rates of disapproval and school dropout. Thus, it is important to reflect on the teaching and learning of notions of Calculus, something that was done here and specifically involved applications of derivatives. One possible approach to this discipline is through the Problem-Based Learning (PBL) an active learning methodology. However, there is little research involving this methodology and the discipline of Differential and Integral Calculus. We apply the PBL in engineering classes. The problems chosen involved optimization and derivative applications. We found out that the use of PBL has positive aspects such as increased attention and interest on the part of the students, significant interaction with colleagues, and increased awareness of the need for study and research to solve a real problem. Some unusual situations have occurred, such as solving the problem in a different way than expected, difficulties related to understanding the problem, confusion and errors in the use of previous contents. There was a greater motivation and engagement of most students over a traditional class, and although they presented difficulties, they were able to associate theory with practice. Through the insertion of motivating problems, certain obstacles noted in the teaching and learning of Calculus can be attenuated. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | This work is under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Fonte: o próprio artigo. | - |
| Título: dc.title | Vamos viajar? : uma abordagem da aprendizagem baseada em problemas no cálculo diferencial e integral com alunos de engenharia. | - |
| Título: dc.title | Let's travel? : an experience in differential and integral calculus with engineering students. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
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