Hijacked by History : The Merchant of Venice, George Tabori and the Memory of the Holocaust.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorGalery, Maria Clara Versiani-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:33:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:33:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-04-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14821-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.35699/2317-2096.2020.21947-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1018269-
Descrição: dc.descriptionThis article considers Shakespeare’s The Merchant of Venice as a work singularly transformed by the events of the Holocaust, in such a way that stagings of the play are often turned into pretexts for remembrance. It discusses the play as an archive of trauma, and reflects on whether it may provide testimony for the atrocities committed during the war. To this end, the article provides an inquiry into different perspectives of trauma and its representation, relying on Giorgio Agamben’s explorations of the aporia of bearing testimony, and on Shoshana Felman’s notion of testimony as a performative speech act. Finally, this work looks at three different adaptations of Shakespeare’s play in the second half of the 20th century by George Tabori (1914-2007), a Jewish Hungarian playwright and director.-
Descrição: dc.descriptionO artigo considera O mercador de Veneza, de Shakespeare, uma obra singularmente transformada pelos eventos do Holocausto, sendo frequentes as encenações em que ela se torna pretexto para recordar aqueles acontecimentos. Discutese a peça como arquivo de trauma, para refletir sobre sua possibilidade de testemunhar as atrocidades cometidas na guerra. Para esse fim, examinam-se perspectivas variadas do conceito de trauma e suas representações, apoiando-se nas incursões de Giorgio Agamben pela aporia do testemunho. Vale-se, além disso, da noção de testemunho como um ato performativo de fala, segundo as ideias de Shoshana Felman. Finalmente, o artigo examina três adaptações distintas da peça, realizadas na segunda metade do século XX por George Tabori (1914-2007), dramaturgo e diretor judeu húngaro.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languageen-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste artigo está sob uma Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: o PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectShakespeare-
Título: dc.titleHijacked by History : The Merchant of Venice, George Tabori and the Memory of the Holocaust.-
Título: dc.titleSequestrados pela história : O mercador de Veneza, George Tabori e a memória do Holocausto.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.