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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Deodato, André Augusto | - |
Autor(es): dc.contributor | Deodato, André Augusto | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Bruno Adriano Rodrigues da | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, José Fernandes da | - |
Autor(es): dc.creator | Dias, Ana Flavia Siqueira Pinto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:33:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:33:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20058 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1018239 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Esta investigação insere-se no contexto das políticas públicas de Educação Integral e(m) tempo integral, tendo como pergunta direcionadora: que práticas matemáticas têm sido vivenciadas em uma escola do interior de Minas Gerais que aderiu ao Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI)? Para construir entendimentos sobre essa questão, a presente pesquisa teve como objetivo investigar as aproximações e os distanciamentos entre a proposta dos documentos orientadores e as práticas matemáticas realizadas no âmbito de uma disciplina do EMT. Assim, teoricamente, recorremos a um referencial para demarcar a existência de uma diferenciação entre uma Educação Integral, que pode ou não acontecer em Tempo Integral, e um Tempo Integral que não necessariamente contempla a ideia de Educação Integral. Em relação ao conceito de Educação Integral, assumimos, neste trabalho, um posicionamento epistemológico atrelado à noção de omnilateralidade. Recorremos também a diferentes pesquisadores e pesquisadoras da Educação Matemática para construir um entendimento sobre a ideia de práticas matemáticas. Desse modo, realizamos uma pesquisa qualitativa, com base em análise documental e observação de aulas. Assim, em relação à parte documental, o material empírico foi constituído pela análise da Resolução SEE no 4.908, do Manual de Atividades Integradoras (MAI) e do Documento Orientador. Já para a observação das aulas, fizemos uso de diário de campo e entrevista com um professor. A escola escolhida como campo da pesquisa, localizada na região dos Inconfidentes, realizou, no âmbito do EMTI, diversas práticas, dentre as quais a disciplina “Nivelamento de Matemática” foi selecionada para acompanhamento, visto que se relaciona com o componente curricular Matemática. Ademais, as observações das aulas de Nivelamento permitiram descrever as práticas matemáticas e realizar um contraste com as propostas dos documentos. A análise decorrente desse contraste foi organizada em quatro categorias que emergiram do material empírico. Nelas, ponderamos sobre as definições, o contexto, as Sequências Didáticas e as lógicas avaliativas das aulas de Nivelamento. A partir daí, identificamos aproximações relativas à organização do Nivelamento e às recomendações dos documentos, dentre as quais destacamos: a alocação de duas aulas semanais de 50 minutos para o componente curricular; a ausência de avaliações classificatórias e a ênfase em processos contínuos de avaliação; e um trabalho direcionado por habilidades, voltado para a aplicação das Sequências Didáticas. Além disso, identificamos que o modo como o professor interpretava a definição de Nivelamento, ora se aproximava, ora se distanciava daquilo proposto pelos documentos. Não obstante, identificamos distanciamentos entre as orientações do documento e a forma como o professor utilizava essa diretriz para selecionar os conteúdos a serem consolidados no Nivelamento. Dessa forma, consideramos que os resultados desta investigação: oferecem elementos para se compreender o conceito de Educação Integral adotado pelo estado de Minas Gerais; colocam em relevo marcos legais e reflexões sobre o Novo Ensino Médio e sobre a implementação do Ensino Médio em Tempo Integral; e revelam não só a complexidade envolvida na organização do Tempo Integral, como também as dificuldades enfrentadas por um professor para superar as práticas matemáticas tradicionalmente valorizadas. | - |
Descrição: dc.description | This investigation is situated within the context of public policies for Integral and Full-Time Education, with the guiding question: "What mathematical practices have been experienced in a school in the interior of Minas Gerais that has adopted the Full-Time High School (EMTI)?". To construct understandings about this question, the present research aimed to investigate the approaches and distances between the proposal of the guiding documents and the mathematical practices carried out within the scope of an EMTI discipline. Thus, theoretically, we resorted to a reference to demarcate the existence of a differentiation between an Integral Education, which may or may not happen full-time, and a full-time that does not necessarily contemplate the idea of Integral Education. In relation to the concept of Integral Education, we assume, in this work, an epistemological position linked to the notion of omnilaterality. We also resorted to different researchers in Mathematics Education to construct an understanding about the idea of mathematical practices. In this way, we carried out a qualitative research, based on documentary analysis and classroom observation. Thus, in relation to the documentary part, the empirical material was constituted by the analysis of Resolution SEE no 4.908, the Manual of Integrative Activities (MAI), and the Guiding Document. As for classroom observation, we used a field diary and an interview with a teacher. The school chosen as the research field, located in the Inconfidentes region, carried out various practices within the scope of EMTI, among which the "Mathematics Leveling" discipline was selected for monitoring, as it is related to the Mathematics curricular component. Furthermore, the observations of Leveling classes allowed us to describe the mathematical practices and to contrast them with the proposals of the documents. The analysis resulting from this contrast was organized into four categories that emerged from the empirical material. In them, we pondered about the definitions, the context, the Didactic Sequences, and the evaluative logics of the Leveling classes. From there, we identified approaches related to the organization of Leveling and the recommendations of the documents, among which we highlight: the allocation of two 50-minute weekly classes for the curricular component; the absence of summative assessments and the emphasis on continuous assessment processes; and a skills-oriented work, focused on the application of Didactic Sequences. In addition, we identified that the way the teacher interpreted the definition of Leveling, sometimes approached, sometimes distanced itself from what was proposed by the documents. Nevertheless, we identified distances between the guidelines of the document and the way the teacher used this guideline to select the contents to be consolidated in Leveling. Thus, we consider that the results of this investigation: offer elements to understand the concept of Integral Education adopted by the state of Minas Gerais; highlight legal frameworks and reflections on the New High School and on the implementation of Full-Time High School; and reveal not only the complexity involved in the organization of full-time, but also the difficulties faced by a teacher to overcome the traditionally valued mathematical practices. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 18/03/2025 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - estudo e ensino - prática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação integral | - |
Título: dc.title | Dos documentos orientadores ao nivelamento : práticas matemáticas no contexto de uma escola de ensino médio em tempo integral. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
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